terça-feira, 29 de julho de 2008

Para nós, dentistas: Alergia ao látex em profissionais de saúde de São Paulo, Brasil

Fundamentos:
Alergia ao látex é comum em trabalhadores da saúde, resultando em absenteísmo e afastamento das atividades profissionais. Há no Brasil poucos estudos publicados sobre o assunto. Enquanto na população geral a prevalência de alergia ao látex é menor que 2%, nos profissionais de saúde pode chegar a 30%.

Objetivo: Estudar a prevalência de alergia ao látex em profissionais de saúde do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.Métodos: Foi aplicado questionário aberto a profissionais que têm contato com luvas de borracha em todos os serviços do hospital. Foi colhido sangue daqueles que referiram sintomas e dosado anticorpo IgE específico por meio do ImmunoCAP. Para análise estatística utilizaram-se porcentagens, tabelas e teste qui-quadrado.

Resultados: Foram distribuídos 2.349 questionários, e respondidos 1.045, dos quais 129 referiram correlação entre uso de látex e sintomas sugestivos de alergia, e 54 permitiram a coleta de sangue para determinação de IgE específica. Neste grupo houve dois casos em que foi demonstrado anticorpo específico, estabelecendo-se prevalência de 3,7% de alergia ao látex. Fatores como gênero, profissão, freqüência de contato com luvas, setor de trabalho e antecedentes de atopia foram relacionados com maior prevalência de alergia ao látex.

Conclusão: A prevalência de alergia ao látex encontrada foi de 3,7%.


Fonte:
Alergia ao látex em profissionais de saúde de São Paulo, Brasil - An Bras Dermatol. 2008;83(3):213-20

domingo, 27 de julho de 2008

Mastigar de um só lado?

Respondendo a duas perguntas que vieram pelo Yahoo!

1) Mastigar de um lado só traz algum problema?

Sim. O paciente pode adquirir tal hábito quando sofre de dor em um lado da face. Por reflexo, passa a evitar mastigar do lado dolorido. Não é nada bom.
Devemos manter o equilíbrio da mandíbula. O movimento natural é usar ambos os lados.
Também pode acontecer quando o paciente tem uma restauração quebrada ou a falta de um dente- o que o leva a mastigar do lado oposto.
Nada bom.

2) O que são aquelas dobras do lado de dentro da bochecha, na região dos molares superiores?

São os ductos de Stenon.
As saídas do ducto da glândula parótida. Ou seja, por lá sai a saliva produzida pelas parótidas.
Há casos de pessoas que se feriram tentando cortar o tecido.
Pura falta de orientação.

sábado, 26 de julho de 2008

Urgências em odontologia

Entre os casos cotidianos que levam a pessoa a procurar tratamento especializado de um dentista , alguns chamam a nossa atenção por se tratar de urgências - casos em que envolvem grande sofrimento , mas não constituem-se em risco de vida.
Em sua grande maioria , são tratados em ambulatório -consultórios ou clínicas. Há também os casos de emergência -casos que se constituem em risco de vida. Nestes casos é necessária a procura de um pronto-socorro de um hospital , imediatamente .
Nos casos de urgência temos:

Traumatismos
Quando há quebra de dentes ou ossos , ocorrendo hemorragias , dor intensa , deformidades ou inconsciência da vítima . São comuns após acidentes automobilísticos , brigas , agressões físicas , tombos , bricadeiras violentas ou acidentes durante os esportes. É necessária a avaliação do caso rapidamente e tratamento imediato , quando grave. Se um dente saiu por inteiro, traga-o dentro de um copo de água ou soro fisiológico . Não mexa nas partes feridas!

Dor pulsátil intensa
Esses tipo de dor , geralmente , trata-se de pulpites agudas - inflamação da polpa dentária. Na maioria das vezes são causadas pela progressão de cáries não tratadas. A dor é brutal e insuportável para a maioria da população. O tratamento é endodôtico -o chamado popularmente de "tratamento de canal". Se for tomar algum analgésico , tome apenas aqueles que já está acostumado a tomar e siga as doses recomendadas . Tomar dois comprimidos no lugar de um não quer dizer que vai "funcionar em dobro". Os analgésicos , nesses casos , apenas aliviam a dor e não curam o processo .

Infecções
Podem ser extremamente graves e se disseminarem até outras partes do corpo rapidamente -rins e coração , mais comumente. As infecções são muito comuns na boca , criando os chamados abscessos -aumentos de volume contendo pus e bactérias. Causam dor intensa , febre , mau hálito e mal-estar. Podem levar à morte , se não forem tratados. Não é incomum vermos pessoas andando nas ruas com o rosto inchado por causa de um grande abscesso.
Jamais tome medicamentos por conta própria.

Luxação da articulação têmporo-mandibular
É um caso muito doloroso , que impede a pessoa de falar e comer . A pessoa fica com o "queixo caído" , não conseguindo fazê-lo voltar ao lugar por vontade própria . Nunca tente recolocá-lo com as próprias mãos . Nunca peça para outra pessoa tentar "forçar" para "voltar ao lugar".

Herpes
O herpes é uma doença infecto-contagiosa , causada por um vírus de mesmo nome . Cerca de 70% da população possui i vírus alojado em seu corpo , mas não manifesta a doença . Quando o herpes ataca , surgem um grupo de vesículas em toda a boca e lábios , acompanhados de febre , mal-estar , inchaço de gânglios do pescoço e dor intensa . Estas vesículas estouram e depois cicatrizam em cerca de dez dias. Durante esse período , a pessoa não consegue escovar os dentes , alimentar-se ou falar direito . O herpes é uma doença benigna , raramente havendo complicações .

Mordidas acidentais
Às vezes , pode ocorrer uma mordida muito forte nos lábios ou língua . Se houver sangramento excessivo ou laceração - corte profundo , procure um profissional. Pode ser preciso suturar , conhecido popularmente como "dar pontos".

Fratura dos dentes
Às vezes , durante a mastigação , pode ocorrer a quebra de um dente por causa de um caroço ou algo duro. Nestes casos , a dor pode ser intensa e pode haver hemorragia. Costuma ocorrer em dentes restaurados , cariados , tratados endodonticamente ou com microfraturas. É mais raro acontecer em dentes saudáveis.

Corpos estranhos
Uma espinha de peixe ou uma cerda de escova pode ficar presa entre os dentes e as gengivas. Causam muito incômodo , mas não são graves .

Quebra de próteses ou aparelhos ortodônticos
Não são perigosos , mas causam prejuízo à imagem , o que às vezes incomoda muito certas pessoas.

Quebra e queda de restaurações
Também não são perigosos ,mas podem incomodar muito certas pessoas , pelo prejuízo à imagem. É necessário repetir : nos casos acima , não tente fazer tratamentos por conta própria. Há o perigo de se agravar o caso e haver fratura de um dente.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Enquete: Palitão

Abri uma enquete no Yahoo! Respostas:

Sabem aquele palitão que se usa para examinar a boca e a garganta?

É o abaixador de língua. Quais são suas opiniões sobre ele?

Ele é mesmo horrível?

Para votar, clique no link:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080721054047AAi8kSm&pa=FYd1D2bwHTHzJbxgEO47RbFHahotCrbTAPkg9.ZQArymbg--&paid=asked&msgr_status=

domingo, 20 de julho de 2008

Pesquisando preços de materiais dentários

Aproveitei o fim de semana para pesquisar preços no exterior pelo Google.
Com o valor do câmbio do dólar caindo, era de se esperar - por lógica econômica, que o preço dos importados caísse.
Pesquisei as partes, em especial os materiais de restauração da 3M.
Não consegui achar o preço de resinas lá fora.
Parece que os americanos não compram em avulso, como nós brasileiros. Acho que os dentistas por lá são muito mais consumistas - tudo é vendido às dúzias e pencas.
Por exemplo, um adesivo Single Bond Plus da 3M lá fora custa U$ 59,99.
Pelos meus cálculos pelo câmbio de sexta-feira, sairia aqui por R$ 94,78.
Claro que sei que temos impostos altíssimos no Brasil, mas quero chegar ao ponto de ver uma queda gradual dos preços, proporcional à desvalorização do dólar.
Ora, gostaria de ver daqui a um mês - se o dólar continuar caindo - o preço um pouquinho menor.
Na outra ponta, quando o dólar dispara, imediatamente sentimos os aumentos.
Lembro-me de época em que era inviável comprar um kit de resina Z-100. O preço era exorbitante.

sábado, 19 de julho de 2008

Placa oclusal - dúvida

"Gostaria de saber se para usar uma placa de mordida para combater ATM, é necessário fazer uma panorâmica.?
É porque eu estou com uns estalos e travamentos na mandíbula, gostaria de saber se é o dentista quem faz a placa de mordida para minimizar este problema e se é preciso bater uma radiografia panorâmica da face, como se faz para usar aparelhos ortodôntico. Alguém usa ou usou esta placa para me dá mais detalhes? Agradeço as respostas. Bjs"
A.


Dependendo do caso, é necessária panorâmica.
Com ela, podemos investigar as articulações de ambos os lados com apenas uma única radiografia.
Há outros exames de imagem mais caros (RM ou radiografia multiplanos da ATM), mas a panorâmica já basta na maioria das vezes.
Quanto às placas, elas são indicadas em cada caso, após um histórico e um exame clínico do paciente.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Prexige

Antiinflamatório Prexige terá venda proibida em SP

São Paulo - O Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CVS) vai proibir a venda, em todo o Estado de São Paulo, do antiinflamatório top de linha Prexige, fabricado pelo laboratório Novartis. A decisão foi tomada após os técnicos receberem 609 notificações de efeitos colaterais de usuários do remédio, sendo 147 delas graves. Entre as reações mais recorrentes estão arritmia, hipertensão, hepatite, pancreatite e hemorragia.
O produto, usado para o controle de dor, é o segundo mais vendido no Brasil da categoria sem esteróides, com faturamento anual na ordem de R$ 90 milhões. A reportagem teve acesso à portaria que deve ser publicada amanhã no Diário Oficial do Estado, que determina o recolhimento do remédio em todas as farmácias. "É uma interdição cautelar por 90 dias. O nosso grupo decidiu pela medida por avaliar que o número de reações é alto e exige providências", afirma a diretora do CVS, Maria Cristina Megid.
Não há nenhum registro de morte, mas os problemas provocados pelo uso estão espalhados por todo o Brasil, incluindo a capital paulista. As notificações de efeitos colaterais em brasileiros foram feitas pelo próprio laboratório Novartis, desde quando o remédio chegou no mercado, em junho de 2005.
O diretor médico da Novartis, André Feher, diz estar "surpreso" com a decisão do CVS e que nenhuma comunicação prévia por parte da Vigilância Sanitária foi feita no sentido da interdição. Feher afirma ainda que o "número de notificações adversas do Prexige é muito pequeno perto do consumo da medicação", estimado pelo laboratório em 11 milhões de usuários no mundo. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Estatística sobre os analgésicos de venda livre

Tentei usar o Yahoo! Respostas para uma pequena estatística sobre os analgésicos.
Grande importância tem, pois os pacientes têm várias idéias já formadas sobre.
É bem interessante conhecer:

Qual é o melhor analgésico?
Para os pacientes: qual deles vocês acham mais potente?

Aspirina 500 mg
Lisador 500 mg
Tylenol 750 mg
Advil 200 mg

Todos na apresentação em comprimidos

Algumas respostas interessantes:

1) o lisador, sem duvida aspirina 500 e so para febre tylenol ajuda, mas a ação do paracetamol é mais demorada (inicio de ação)ja o advil 200 na minha opiniao deveria sair do mercado
uma opção é receitar em gotas e usar uma dose maior para os casos com maior dor (p.ex. lisador 50gots 6/6 horas) Murillo

2) São medicamentos que têm açoes diferentes uns dos outros, apesar de serem todos analgésicos. A Aspirina é muito boa para dores de cabeça e também dores musculares. O Lisador é um analgésico específico para as musculaturas lisas, o que o sr, como Dr. deve saber;O Tylenol de 750 mg é mais potente que que o ácido acetilsalicílico, mais conhecido como Aspirina, também muito eficaz em dores lombares e musculares.Quanto ao Advil, ele também é da "família" do ácido acetilsalicílic, porém seu princípio ativo é o Iboprofeno. É um analgésico indicado para alívio temporário da dor leve a moderada associada a resfriado comum, dor de cabeça, dor de dente, dores musculares, dismenorréia, dores articulares e na redução da febre.Portanto em meu modo leigo de ver, vai depender do tipo de dor: Se for muscular, certamente o Lisador, para as demais o Tylenol 750mg. Edmundo

3) olá...pelo que foi a descrição da pergunta de todos os medicamentos serem de forma comprimidos, e pela quantidade de mg..o mais forte é o tylenol 750 mg, mas tem q saber se o paciente tem alguma alergia a algum componente do medicamento...mas ele é o mais forte! Smart


4) Pra mim, que tenho enxaqueca às vezes, o Advil é o que melhor tira minha dor de cabeça, com certeza. Se não tiver Advil em casa uso dipirona sódica (lisador), mas em gotas.O Tylenol não faz muito efeito em mim, nem o de 500 nem o de 750 mg, minha dor de cabeça não passa com ele.Espero ter ajudado. Rê

5) *VOLTAREN
*ORMIGREN
*PARACETAMOL (UNS 2 DE 750)

Moisés

6) Depende do que você está passando " a doença"Tylenol é muito importante !No caso da suspeita de dengue sei que ele pode ser usado e os outro não !Mas o bom mesmo é não precisar de Remédios.. Saúde para você ! =D
Dudu



7) o lisador é o melhor!!!!nas minhas dores de dente só ele resolve!!!!! e olha que dor de dente é embaçado.....Gi



Opinião: há certas idéias sobre os medicamentos, muitas sem fundamento científico, mas são mais importantes do que isso.

Entendo tudo como "lendas". Por exemplo:
Analgésico A é bom para dor muscular, mas não para dor de cabeça.
Analgésico B é bom para dor de dentes, só ele resolve.
Se for muscular, sem dúvida o analgésico C.

Devemos conhecer um pouco sobre as tais "lendas", já que na hora de receitar, podemos cair no vazio.
Concordam?
Ainda estou pensando nisso.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Dor em endodontia - Perguntas e respostas

A dor de origem endodôntica é muito comum em odontologia.

O que é dor endodôntica ?

Trata-se de dor que se origina da polpa dentária . É uma dor muitas vezes incapacitante , tendo como características a grande intensidade , parece ser púlsatil ou em pontadas e tem uma localização difícil de ser determinada ( a cabeça parece doer como um todo).

Por que a dor é tão intensa ?

Quando temos um processo inflamatório no corpo , uma das muitas características deste processo é o edema . O edema é conhecido popularmente como inchaço. No caso dos dentes , o processo acontece dentro de uma cavidade anelástica , não podendo inchar . O que acontece é que há compressão brutal das terminações nervosas da polpa dentária - daí vem a dor tão intensa .
Quando um inflamação acontece , por exemplo , após uma pancada na coxa , pode haver edema , com a diferença que os tecidos da coxa são elásticos e podem se expandir em volume pela retenção de líquido . O mesmo não acontece dentro dos dentes , na polpa dentária.

Qual é a causa da dor endodôntica ?

São as mais comuns : cárie dentária em progressão , infecções nas gengivas e ossos , traumatismos (pancadas , golpes ou acidentes ) e reabsorções internas e externas.

Como a cárie dentária causa a dor ?

A cárie é uma doença que inicialmente é causada por bactérias . Quando estas bactérias e suas toxinas entram em contato com a polpa dentária , causam a sua irritação , iniciando os processos infecciosos e inflamatórios. A cárie precisa estar avançada para chegar à polpa dentária . Isso só ocorre quando já houve a destruição do esmalte dentário e a cárie está progredindo na dentina , em seguida o próximo alvo é a polpa.

Como a infecção das gengivas e ossos causa dor ?

Pacientes que sofrem de periodontopatias ( doenças das gengivas e tecidos de suporte dentário) podem ter as polpas dos dentes atacadas . Chamamos estas patologias de lesões endo-periodônticas.
Da mesma forma que as bactérias chegam a polpa pela cavidade da cárie , nestas lesões elas che-
gam pelo lado de dentro das gengivas . Não são visíveis pelo paciente . Precisam ser radiografadas para se ter um diagnóstico.

Traumatismos

Os traumatismos podem causar a exposição direta da polpa dentária , geralmente vêm acompanhadas de hemorragias , que podem ser graves e necessitam de tratamento especializado.
Os praticantes de alguns esportes como o boxe precisam usar um protetor (siliconado) nas arcadas dentárias , justamente para prevenir as lesões deste tipo durante a luta. Os protetores são fabricados para cada pessoa . Não indicamos protetores pré-moldados, prontos e não adaptados.

Reabsorções internas e externas

Trata-se de lesões de origem ainda obscura , parecem ser auto-imunes ou traumáticas.
Ainda são estudadas.
Não são visíveis pelo paciente . Elas começam a "afinar" as raízes dos dentes . São diagnosticadas pelo exame radiográfico do paciente , sendo que muitas vezes são encontradas em exames de rotina , sem apresentarem nehuma dor ou sintoma.

Qual é o tratamento para todas estas dores ?

O tratamento é o endodôntico . Ele é conhecido por "tratamento de canal" . Ele é feito na seguinte seqüência: abertura e acesso à polpa dentária , limpeza/desinfecção do seu conteúdo , esvaziamento , instrumentação dos canais , secagem , obturação(fechamento hermético do interior do dente) e restauração da cavidade de acesso.

Por que dizemos que um dente tratado é um dente "morto" ?

Dizemos isso porque a polpa (nervo) foi removido e por isso não é possível sentirmos dor no tal dente . As dores que podem surgir têm origem nos tecidos vizinhos (outro dente , gengiva ou osso).

É necessário tomar algum medicamento durante o tratamento ?

Depende do caso . Muitas vezes , são necessários antibióticos e antiiflamatórios . Eles serão receitados pelo seu dentista . Não tome medicamentos por conta própria !!

Como fica o aspecto do dente após o tratamento ?

O dente fica restaurado com amálgama , resina ou uma coroa protética . A cavidade de acesso à câmara pulpar é reconstruída com estes materiais.


O texto é de minha autoria.
Se quiser copiá-lo, favor entrar em contato.
Obrigado. André

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comemorações do 14 de julho - A Queda da Bastilha


Significa muito para mim. Adoro essa época da História.


A Guarda Republicana da França diante do Arco do Triunfo, em Paris

Comemorações do 14 de julho - A Queda da Bastilha

Significa muito para mim. Adoro essa época da História.

domingo, 13 de julho de 2008

Caso clínico: confusão no diagnóstico

Paciente: sexo masculino, 28 anos, branco.

Apresenta-se com queixa de dor na face, na região zigomática, caráter contínuo, sem fatores agravantes ou atenuantes.

Não sabe explicar quando começou. Intensidade da dor, numa escala de zero a dez = 8.

Hipótese diagnóstica 1: periocoronarite do terceiro molar?

Hipótese diagnóstica 2: dor aguda na ATM?

Medicado em serviço de urgência de hospital - diclofenaco sódico 75 mg, intramuscular e - em continuidade - diclofenaco sódico 50 mg, três vezes ao dia, durante mais quatro dias.

Exame físico intrabucal: dentição completa do adulto, restaurações comuns, dor á ercussão do elemento 28. Gengivas eritematosas.

Exame físico extrabucal: dor à palpação da ATM esquerda, nada mais digno de nota.

Paciente com melhora do quadro álgico após os quatro dias de medicação.

Conclusão: 1 e 2 concomitantes????

Sem conclusão até o momento.





sábado, 12 de julho de 2008

Mais dúvidas

"Paralisia Facial - Anestesia Dentária?
Bom Dia! Gostaria de uma opinião se possível de algum dentista, por favor!Ontem fui tratar do meu siso do lado direito.Era algo pequeno e pedi para a dentista aplicar anestesico, ela relutou, mas aplicou. Tratamento 15 minutos. Apos sair do consultorio, meu olhei no espelho, pois percebi dificuldade em piscar no olho esquerdo e me deparei com um monstro. Me desesperei pois meu olho direito estava estatalado e minha boca completamente torta, alem do normal. Fui direto ao PS, e fiquei a tarde toda em observação. Fique +- de 1 h a 1e meia com a paralisia facial, depois conforme a anestesia foi passando já conseguia pelo menos fechar o meu olho direito.A minha sorte foi que ela apenas encostou no nervo, senao teria sido mais serio. Bom o neuro me receitou Benerva para eu tomar e alguns cuidados.Será que foi erro da dentista ao aplicar a anestesia? Esta deveria ter tirado um rx para verificar onde estava localizado o nervo facial antes de aplicar?Agradeço a atenção".

V.



Olha vou te falar a realidade.
A verdade é que nenhum dentista do mundo enxerga a posição do cordão nervoso mandibular, bucal ou pterigóideo. É impossível saber com precisão onde eles estão.
O que nós fazemos é aplicar de acordo com as estatísticas do local onde ele está na grande maioria das vezes. Sempre buscando depositar o anestésico próximo a ele, nunca diretamente sobre nele.
Às vezes, ele está deslocado e acabamos picando em cima do nervo.

Motivo: não dá para ver. Muito menos com radiografia, que não mostra os nervos. Apenas visualizaos os ossos e canal mandibular.

Tratamento: é esse mesmo, complexo B e eventualmente, um corticóide.Todos os dentistas do mundo cometem esses acidentes. Não foi intencional de sua dentista.

Dr. André...Obrigada pelas explicações e por isso o selecionei. Hj em dia, profissionais como vc e Dr. Carlos, capazes de admitir que pode haver algum erro, merecem todo o meu respeito! Infelizmente eu fui a sorteada...mas graças a Deus já passou! Abraços

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sem álcool - aprovado

Voltando aos enxaguatórios: tenho usado a meses o Plax Sem Álcool. É um ótimo produto.


Ele se tornou o produto de primeira escolha na minha opinião. Resolvi abandonar o Reach Solução Dental Fluoretada, por verificar que o novo Plax é superior.


Também quero ressaltar, que para o profissional, o atendimento da J & J já não é bom como antes.


Nesse entretanto, é só.


André

26,9 % de álcool

Notem na fórmula a quantidade de álcool no Listerine. É maior do que em muitas bebidas comerciais.

Não se deve usar por vontade própria, mas infelizmente é o que mais vemos por aí. Os supermercados vendem, as pessoas compram.

Tire sua conclusão:


Composição
Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%.
Excipiente: água, álcool 26,9%, poloxamer 407, ácido benzóico, benzoato de sódio, corante caramelo.

Fio dental branqueador


Estive em Congresso e ganhei um certo fio dental branqueador da J & J.

Farei o teste com o produto nas próximas semanas. Não tenho nenhuma fé, mas vou testar para não dizer antes.



Fio Dental Whitening
Descrição

Além de remover a placa bacteriana, tem efeito clareador nos espaços interdentais, local da boca onde há maior incidência de manchas! Sua composição garante o resultado gradual e eficaz através do uso contínuo e ininterrupto.
Vamos comprovar então.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Lei seca?

Sim, realmente a lei é correta. Os relaxantes musculares podem causar um certo torpor. Podem impossibilitar o paciente para conduzir veículo.




R

sábado, 5 de julho de 2008

Perguntas e respostas: Halitose

Resolvi fazer um "Perguntas e Respostas" sobre outra patologia que adoro tratar. É muito gratificante recuperar um paciente que sofre de halitose severa.


O que é halitose ?
Trata-se de um odor considerado ruim , que se origina da boca da pessoa . Pode ser sentido à distância - quando a pessoa fala .
É conhecido popularmente por "mau hálito" . Ele traz constrangimento social , prejudica a imagem da pessoa no trabalho , relacionamentos , amizades e em família. Freqüentemente , faz com que a pessoa receba apelidos ofensivos , colaborando para sua exclusão social .O mau hálito indica que há uma doença por trás deste odor , mesmo que não haja sintomas. Algumas pessoas acham que ter o hálito desagradável é normal , fazendo parte da vida .
O mau hálito não é normal nem mesmo quando acordamos.

Quais as causas do mau hálito ?
A causa pode ser estar localizada na boca , vias áereas superiores/inferiores , faringe , estômago, esôfago ou glândulas salivares.

As mais comuns são:

- doenças da gengiva
- dentes cariados
- língua branca
- diabetes mellitus
- amigdalite , rinite e sinusites
- doença do refluxo gastro-esofágico
- pneumonias e abscessos pulmonares
- Síndrome de Sjögren

O mau hálito causado pela difteria é muito raro hoje em dia , por causa da vacinação ( dupla do adulto tétano/difteria ).

Como as doenças da gengiva causam mau hálito ?

A formação de bolsas periodontais resulta na colonização dessas bolsas por bactérias anaeróbias , estas bactérias produzem toxinas , enzimas , gases e produtos metabólicos que tem um odor muito ruim e forte. A eliminação das bolsas e destas bactérias leva à cura da halitose . É a causa mais comum de mau hálito.

Como os dentes cariados causam mau hálito ?

A exposição da polpa dentária e sua necrose causam um odor característico . O tratamento endodôntico do dente leva à cura da halitose .

O que é língua branca ? Como ela causa o mau hálito ?

Trata-se de uma patologia comum , sendo que as bactérias que vivem naturalmente na boca colonizam a superfície da língua , formando um tapete bacteriano . Pode haver o crescimento de bactérias anaeróbias e conseqüente mau cheiro . A higiene da língua com a própria escova de dentes costuma curar este tipo de halitose.

O que é diabetes mellitus ? Como ele causa mau hálito ?

O diabetes é uma doença metabólica em que está prejudicada , em grau variável , a "queima" de açúcares resultando em hiperglicemia , eliminação de glicose na urina e necessidade de urinar aumentada . Manifesta -se como sintomas - a sede excessiva , fome , fraqueza e distúrbios em outros órgãos . Nestes casos , podemos ter um hálito de acetona -muito característico -e a boca com menor fluxo salivar. O tratamento do diabetes pode evitar o hálito cetônico. O tratamento é feito pelo médico endocrinologista.

Como as rinites , amigdalites e sinusites causam mau hálito ?

No caso de infecções por alguns tipos de bactérias nativas do nariz , garganta ou seios da face podem causar mau cheiro - que é eliminado pela boca ou pelo nariz na fala ou respiração . Se houver infecções com pus , o cheiro fica bem característico.
Geralmente , são acompanhados de mal-estar , febre e inchaço nos gânglios do pescoço . O tratamento com antibióticos geralmente cura o mau hálito , devendo o paciente ficar atento para o retorno dos sintomas após a conclusão da antibioticoterapia.

O que é doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE) ?

Trata-se de uma patologia na qual os líquidos produzidos para digestão no estômago chegam até o esôfago , faringe e boca . Normalmente , eles devem permanecem dentro do estômago durante a digestão.
Pode produzir um odor azedo na boca , que não costuma ser tão intenso , mas incomoda muito pelo gosto ruim na boca . O tratamento é um pouco mais complexo nestes casos de DRGE.

Como as pneumonias causam mau hálito ?

A infecção dos pulmões por certos tipos de bactérias - que produzem gases - pode causar mau hálito . O abscesso pulmonar também o causa pelo mesmo motivo . O tratamento bem sucedido destes cura o mau hálito.

O que é Sindrome de Sjögren ?

Trata-se de uma doença auto-imune que causa secura nos olhos e na boca , além de dores reumáticas . A doença ataca as glândulas salivares , deixando a boca extremamente seca , facilitando as infecções crônicas por bactérias anaeróbias , que podem causar o mau hálito . O tratamento desses casos é um pouco mais complexo.

Nota: o texto é de minha autoria, se quiser copiá-lo, favor entrar em contato antes.

André

Mulheres sofrem mais dor de cabeça que os homens

As dores de cabeça no geral atingem mais mulheres do que homens e, apesar de as razões não estarem totalmente elucidadas pela Medicina, os hormônios femininos parecem ser os principais responsáveis por desencadear essas dores.
Especialistas afirmam que a cefaléia está mais presente na vida da mulher durante o período fértil, tendendo a desaparecer com o início do climatério. Porém, mesmo durante a terceira idade, a prevalência nas mulheres persiste.
Segundo Dr. Onofre Alves Neto, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a enxaqueca menstrual, que atinge exclusivamente o sexo feminino, é alvo das principais reclamações de dor de cabeça intensa. “A variação dos níveis hormonais nas mulheres contribui para o aparecimento e agravamento dos sintomas da cefaléia. Estes picos algumas vezes podem ser controlados com o uso de anticoncepcionais durante a idade fértil, e com terapias de reposição hormonal na menopausa, sempre com indicações médicas”, explica.
Além da dor intensa provocada pelo período menstrual, a mulher convive com outros tipos de enxaqueca, como a tensional, a cervicogênica (causada por problemas na coluna) ou ainda com variações derivadas de sinusites, por exemplo. “Fatores como o stress cada vez mais presente na vida da mulher, que assume uma série de atividades simultâneas em casa e no trabalho, também são responsáveis por grande parte das dores de cabeça relatadas pelas pacientes. Além disso, ingestão de cafeína, álcool, sono insuficiente, barulho freqüente, mudanças bruscas de temperatura e odores fortes podem desencadear crises”, afirma.
Ainda segundo o presidente da SBED, estima-se que a enxaqueca atinja de 13% a 18% das mulheres no Brasil, podendo ser intensificada com a menstruação, e reduzida durante gravidez e na menopausa. “O tratamento para cefaléia nas mulheres já é realizado de maneira especializada e diferenciada. Em um primeiro momento é importante indicar medidas de relaxamento para eliminar ou ao menos identificar os fatores que provocam as dores. Em seguida, medicações preventivas e sintomáticas podem ser prescritas por um médico”, conclui Dr. Onofre.

Fonte: Portal APCD

17 passos para enfrentar uma grande perda

"Muitas situações na vida nos trazem a sensação de um mal irreparável, geralmente envolvendo perdas ou grandes mudanças: doenças, morte de alguém, mudança de cidade, de emprego, condição social, separação, perda de um sonho ou ideal e outras. As situações mais dolorosas referem-se à perda de um ente querido.

As pessoas ficam com a sensação de terem sido roubadas em algo a que tinham direito. Passam por um processo doloroso que envolve sofrimento, medo, revolta, raiva, culpa, depressão, isolamento, desinteresse pelas atividades costumeiras ou excesso de atividades (fuga); apresentam sintomas físicos e psicológicos de estresse, podendo até vir a adoecer".

Continuação do texto:

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=410&sec=30

Maria José Gomes S. Nery – Psicóloga Clínica

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Uma dúvida bastante estranha...

"Estou tomando anfetamina há um mês. E há uma semana minha gengiva começou a sangrar bastante.

Isso pode estar relacionado? Pois minha higiene bucal está sempre em orde
m."


B. R.

Um minuto! Essa anfetamina é para emagrecer?

Se for um produto farmacêutico, até posso pesquisar para você, pois não sei a resposta - nunca me perguntaram nada parecido.

Mas se o consumo da anfetamina tem finalidade entorpecente, realmente não dá para saber porque nunca se sabe o que colocam dentro daqueles comprimidos.

Ou seja, não sabemos a procedência nem muito menos a qualidade das coisas ilegais que vendem na rua.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Artroscopia da articulação temporo-mandibular

Há uma tese de doutorado muitíssimo interessante sobre o tema.

Encontrei pesquisando na net, estou tentando contato com o autor para pedir sua autorização para postá-la aqui no blog.

Quem quiser estudá-la, basta procurar pelo nome do autor no Google - Wilson Denis Benato Martins.

Vou ver o que consigo em breve.

Até mais. André

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo