terça-feira, 15 de julho de 2008

Dor em endodontia - Perguntas e respostas

A dor de origem endodôntica é muito comum em odontologia.

O que é dor endodôntica ?

Trata-se de dor que se origina da polpa dentária . É uma dor muitas vezes incapacitante , tendo como características a grande intensidade , parece ser púlsatil ou em pontadas e tem uma localização difícil de ser determinada ( a cabeça parece doer como um todo).

Por que a dor é tão intensa ?

Quando temos um processo inflamatório no corpo , uma das muitas características deste processo é o edema . O edema é conhecido popularmente como inchaço. No caso dos dentes , o processo acontece dentro de uma cavidade anelástica , não podendo inchar . O que acontece é que há compressão brutal das terminações nervosas da polpa dentária - daí vem a dor tão intensa .
Quando um inflamação acontece , por exemplo , após uma pancada na coxa , pode haver edema , com a diferença que os tecidos da coxa são elásticos e podem se expandir em volume pela retenção de líquido . O mesmo não acontece dentro dos dentes , na polpa dentária.

Qual é a causa da dor endodôntica ?

São as mais comuns : cárie dentária em progressão , infecções nas gengivas e ossos , traumatismos (pancadas , golpes ou acidentes ) e reabsorções internas e externas.

Como a cárie dentária causa a dor ?

A cárie é uma doença que inicialmente é causada por bactérias . Quando estas bactérias e suas toxinas entram em contato com a polpa dentária , causam a sua irritação , iniciando os processos infecciosos e inflamatórios. A cárie precisa estar avançada para chegar à polpa dentária . Isso só ocorre quando já houve a destruição do esmalte dentário e a cárie está progredindo na dentina , em seguida o próximo alvo é a polpa.

Como a infecção das gengivas e ossos causa dor ?

Pacientes que sofrem de periodontopatias ( doenças das gengivas e tecidos de suporte dentário) podem ter as polpas dos dentes atacadas . Chamamos estas patologias de lesões endo-periodônticas.
Da mesma forma que as bactérias chegam a polpa pela cavidade da cárie , nestas lesões elas che-
gam pelo lado de dentro das gengivas . Não são visíveis pelo paciente . Precisam ser radiografadas para se ter um diagnóstico.

Traumatismos

Os traumatismos podem causar a exposição direta da polpa dentária , geralmente vêm acompanhadas de hemorragias , que podem ser graves e necessitam de tratamento especializado.
Os praticantes de alguns esportes como o boxe precisam usar um protetor (siliconado) nas arcadas dentárias , justamente para prevenir as lesões deste tipo durante a luta. Os protetores são fabricados para cada pessoa . Não indicamos protetores pré-moldados, prontos e não adaptados.

Reabsorções internas e externas

Trata-se de lesões de origem ainda obscura , parecem ser auto-imunes ou traumáticas.
Ainda são estudadas.
Não são visíveis pelo paciente . Elas começam a "afinar" as raízes dos dentes . São diagnosticadas pelo exame radiográfico do paciente , sendo que muitas vezes são encontradas em exames de rotina , sem apresentarem nehuma dor ou sintoma.

Qual é o tratamento para todas estas dores ?

O tratamento é o endodôntico . Ele é conhecido por "tratamento de canal" . Ele é feito na seguinte seqüência: abertura e acesso à polpa dentária , limpeza/desinfecção do seu conteúdo , esvaziamento , instrumentação dos canais , secagem , obturação(fechamento hermético do interior do dente) e restauração da cavidade de acesso.

Por que dizemos que um dente tratado é um dente "morto" ?

Dizemos isso porque a polpa (nervo) foi removido e por isso não é possível sentirmos dor no tal dente . As dores que podem surgir têm origem nos tecidos vizinhos (outro dente , gengiva ou osso).

É necessário tomar algum medicamento durante o tratamento ?

Depende do caso . Muitas vezes , são necessários antibióticos e antiiflamatórios . Eles serão receitados pelo seu dentista . Não tome medicamentos por conta própria !!

Como fica o aspecto do dente após o tratamento ?

O dente fica restaurado com amálgama , resina ou uma coroa protética . A cavidade de acesso à câmara pulpar é reconstruída com estes materiais.


O texto é de minha autoria.
Se quiser copiá-lo, favor entrar em contato.
Obrigado. André

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo