Entre os casos cotidianos que levam a pessoa a procurar tratamento especializado de um dentista , alguns chamam a nossa atenção por se tratar de urgências - casos em que envolvem grande sofrimento , mas não constituem-se em risco de vida.
Em sua grande maioria , são tratados em ambulatório -consultórios ou clínicas. Há também os casos de emergência -casos que se constituem em risco de vida. Nestes casos é necessária a procura de um pronto-socorro de um hospital , imediatamente .
Nos casos de urgência temos:
Traumatismos
Quando há quebra de dentes ou ossos , ocorrendo hemorragias , dor intensa , deformidades ou inconsciência da vítima . São comuns após acidentes automobilísticos , brigas , agressões físicas , tombos , bricadeiras violentas ou acidentes durante os esportes. É necessária a avaliação do caso rapidamente e tratamento imediato , quando grave. Se um dente saiu por inteiro, traga-o dentro de um copo de água ou soro fisiológico . Não mexa nas partes feridas!
Dor pulsátil intensa
Esses tipo de dor , geralmente , trata-se de pulpites agudas - inflamação da polpa dentária. Na maioria das vezes são causadas pela progressão de cáries não tratadas. A dor é brutal e insuportável para a maioria da população. O tratamento é endodôtico -o chamado popularmente de "tratamento de canal". Se for tomar algum analgésico , tome apenas aqueles que já está acostumado a tomar e siga as doses recomendadas . Tomar dois comprimidos no lugar de um não quer dizer que vai "funcionar em dobro". Os analgésicos , nesses casos , apenas aliviam a dor e não curam o processo .
Infecções
Podem ser extremamente graves e se disseminarem até outras partes do corpo rapidamente -rins e coração , mais comumente. As infecções são muito comuns na boca , criando os chamados abscessos -aumentos de volume contendo pus e bactérias. Causam dor intensa , febre , mau hálito e mal-estar. Podem levar à morte , se não forem tratados. Não é incomum vermos pessoas andando nas ruas com o rosto inchado por causa de um grande abscesso.
Jamais tome medicamentos por conta própria.
Luxação da articulação têmporo-mandibular
É um caso muito doloroso , que impede a pessoa de falar e comer . A pessoa fica com o "queixo caído" , não conseguindo fazê-lo voltar ao lugar por vontade própria . Nunca tente recolocá-lo com as próprias mãos . Nunca peça para outra pessoa tentar "forçar" para "voltar ao lugar".
Herpes
O herpes é uma doença infecto-contagiosa , causada por um vírus de mesmo nome . Cerca de 70% da população possui i vírus alojado em seu corpo , mas não manifesta a doença . Quando o herpes ataca , surgem um grupo de vesículas em toda a boca e lábios , acompanhados de febre , mal-estar , inchaço de gânglios do pescoço e dor intensa . Estas vesículas estouram e depois cicatrizam em cerca de dez dias. Durante esse período , a pessoa não consegue escovar os dentes , alimentar-se ou falar direito . O herpes é uma doença benigna , raramente havendo complicações .
Mordidas acidentais
Às vezes , pode ocorrer uma mordida muito forte nos lábios ou língua . Se houver sangramento excessivo ou laceração - corte profundo , procure um profissional. Pode ser preciso suturar , conhecido popularmente como "dar pontos".
Fratura dos dentes
Às vezes , durante a mastigação , pode ocorrer a quebra de um dente por causa de um caroço ou algo duro. Nestes casos , a dor pode ser intensa e pode haver hemorragia. Costuma ocorrer em dentes restaurados , cariados , tratados endodonticamente ou com microfraturas. É mais raro acontecer em dentes saudáveis.
Corpos estranhos
Uma espinha de peixe ou uma cerda de escova pode ficar presa entre os dentes e as gengivas. Causam muito incômodo , mas não são graves .
Quebra de próteses ou aparelhos ortodônticos
Não são perigosos , mas causam prejuízo à imagem , o que às vezes incomoda muito certas pessoas.
Quebra e queda de restaurações
Também não são perigosos ,mas podem incomodar muito certas pessoas , pelo prejuízo à imagem. É necessário repetir : nos casos acima , não tente fazer tratamentos por conta própria. Há o perigo de se agravar o caso e haver fratura de um dente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário