sábado, 10 de maio de 2008

Pergunta: Celebra x Tilatil ???


Respondendo ao e-mail de uma paciente, que me perguntou no Yahoo! Questions. A paciente me autorizou a publicar, apenas pediu para colocar suas iniciais.


Celebra x Tilatil ???

“Dr. André, boa noite;
Tenho 34 anos, sou professora.
Já sofri muito no passado com as dores oro-faciais e na ATM. Até 2002 fazia tratamento com um médico otorrinolaringologista aqui no interior de SP.
Na época, quando tive dores, o médico me receitou o Vioxx 25 mg, durante 7 dias. Era ótimo para a dor e fiquei curada desde então.
Na semana passada, procurei o médico novamente, pois as dores voltaram. Não o encontrei, pois ele não mora mais na minha cidade.
Ouvi falar que o Vioxx foi retirado do comércio, é verdade?
Uma amiga me disse que eu poderia tomar o Celebra 200 mg no lugar do Vioxx.
Sofri uma torção na coluna no Carnaval e um ortopedista me indicou o Tilatil 20 mg, para tomar um comprimido a cada 12 horas, durante cinco dias.
Gostaria de saber se posso tomar o Celebra ou o Tilatil para a dor.”

A. J.
Botucatu – SP



Minha resposta:

Entendo o que me conta A.J.
Realmente, o Vioxx foi retirado do mercado faz alguns anos, não me lembro exatamente.

Também a automedicação é um hábito dos brasileiros que deve ser sempre combatido. Espero que me entenda e não leve a mal.

O que posso esclarecer é o seguinte: Vioxx, Celebra e Tilatil são antiinflamatórios. Não há um deles que seja melhor do que o outro. Alguns pacientes se sentem melhor o remédio X; outros com o remédio Y e assim por diante.

No seu caso, o correto é procurar um profissional para uma nova avaliação. Mesmo porque a dor que a Sra. sofreu em 2002 pode não ter a mesma causa da dor que sofre hoje. Por isso, não cabe tomar o mesmo medicamento hoje.

Precisamos ter certeza antes do que se trata para indicar a medicação, o que só pode ser feito após um exame clínico. Consultas por internet não existem, sempre digo isso.

Vou pesquisar, pois tenho certeza que em Botucatu há algum profissional que possa tratar essa sua dor. Infelizmente, não tenho nenhum contato aí na região para indicar no momento. Mas tenho seu e-mail e vou pesquisar.

Qualquer coisa, escreva-me novamente.

Um comentário:

Odontologia Primex disse...

Espero que compreenda. Certo?

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo