sábado, 24 de março de 2018

Como minimizar os riscos em procedimentos cirúrgicos? APCD

https://pt.wikihow.com/se-Comportar-em-uma-Per%C3%ADcia-Judicial-Odontol%C3%B3gica



Toda cirurgia tem um risco. Mas os profissionais de saúde devem ficar atentos e ter cautela para que eles sejam os menores possíveis.
O membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, José Roberto Barone, ressalta que, para minimizar os riscos em cirurgia, é preciso realizar uma perfeita anamnese, explorar a  história médica do paciente e obter fatos que possivelmente o paciente possa esquecer de relatar, e se cercar de todos os exames complementares, tanto de ordem sistêmica, exames de sangue, avaliações de outros especialistas como, por exemplo, parecer do cardiologista em pacientes cardiopatas, como de ordem local diretamente ligado ao procedimento cirúrgico, além de solicitar documentação de imagem (Raio-X, tomografia etc.).
O Cirurgião-Dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Cirurgia-Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da USP, Luiz Manganello, acrescenta que o profissional também deve se atentar à medicação que o paciente toma, e afirma que “profissionais recém-formados ficam muito preocupados com o ato cirúrgico e não relevam fatores associados ao risco como: antecedentes patológicos e cirurgias anteriores”.
Barone destaca que a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma especialidade em que os erros podem ser fatais, ou mesmo levar a sequelas muitas vezes irreversíveis ou que levem a outros procedimentos mais invasivos. “O principal erro em minha opinião é menosprezar o procedimento, pois toda cirurgia deve ser respeitada como complexa e todos os princípios cirúrgicos devem ser seguidos sempre. Posso citar como exemplo fraturas de mandíbula na realização de exodontia de molares inferiores inclusos, e terceiro molares superiores que são literalmente ‘jogados’ para o interior do seio maxilar etc. Tais situações podem ser evitadas com uma boa avaliação de um Raio-X panorâmico e, se necessário, uma tomografia, possibilitando que o profissional realize o procedimento com mais segurança e indique todas as possibilidades de intercorrência para aquele procedimento”.
José Roberto Barone ainda acrescenta que este é um ponto importante de ser abordado: a diferença entre erro e intercorrência. “A intercorrência é prevista devido à complexidade do procedimento mediante a avaliação pré-operatória, e essa possibilidade deve ser mencionada ao paciente, em que o cirurgião já se prepara para resolver caso ocorra. Já o erro acontece pela falta de planejamento, inexperiência e desvalorização do procedimento”.
Manganello salienta que além de conhecer bem o paciente, o cirurgião deve cuidar de ter todo o instrumental necessário para a cirurgia; e planejar a cirurgia antecipadamente. “O cirurgião tem que ter consciência de suas limitações.  Operar um paciente sem ter conhecimento e habilidade para o procedimento pode ter um ônus muito grande para o profissional e um inestimável para o paciente”.
Para finalizar, Barone ressalta que “cada vez mais, estamos vendo os erros cometidos por profissionais recém-formados ou até com uma certa experiência por falta de planejamento cirúrgico e de respeitar os próprios limites. O Cirurgião-Dentista sempre foi muito acostumado em trabalhar sozinho e isto não pode ser aceito nesta especialidade, cirurgias devem ser executadas por pelo menos dois especialistas, pois dividir experiência e responsabilidade gera sempre um maior benefício, minimiza os riscos de erros, e favorece diretamente nossos pacientes.
A experiência profissional vem ao longo da vida, e não diferente das outras áreas da Odontologia, requer constante atualização e reciclagem profissional sempre oferecidas em cursos e congressos, e os erros podem ser minimizados na medida que os profissionais se aperfeiçoam”.
Texto Mariana Pantano

Site: APCD

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo