quinta-feira, 10 de novembro de 2011

III Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário - Parte 3

PERFIL DOS SERVIDORES E MAGISTRADOS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO ACERCA DO CÂNCER DE BOCA, FATORES DE RISCO, PREVENÇÃO E AUTO-EXAME

Tribunal de Justiça de Pernambuco – Recife/PE

Elizabeth Azevedo Soares
O Programa de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca do Tribunal de Justiça de Pernambuco está inserido nas ações do programa Odontolegal da Diretoria de Saúde, e desenvolve ações diagnósticas e preventivas de caráter permanente que visem prevenção continuada de fatores de risco e a monitorização-alvo dos indivíduos com risco de complicações por esses agravos. Objetivo: Verificar o conhecimento de servidores e magistrados lotados do TJPE acerca do câncer de boca, fatores de risco, auto-exame, prevenção, diagnóstico e tratamento a partir de fevereiro de 2011. Método: Estudo realizado com 425 servidores e magistrados lotados no Palácio da Justiça de Pernambuco, localizado na cidade do Recife. Após a explicação sobre o projeto e assinatura do termo de consentimento livre esclarecido foi aplicado um questionário fechado, através de entrevista pessoal, realizada pelos pesquisadores/autores, deste trabalho, no local de trabalho dos servidores, e, imediatamente, após a obtenção dos dados foram desenvolvidas atividades educativas/ preventivas de esclarecimento sobre a doença, fatores de risco, de prevenção e auto-exame e, ao final, foram coletados depoimentos sobre as atividades realizadas. Foi realizada análise estatística descritiva dos dados. Resultados: Os dados obtidos demonstraram que houve predomínio de 58,36% do sexo feminino, com ensino superior, idade média entre 30 e 40 anos, com renda familiar de mais de 4 salários mínimos. Embora 92,49% tenham afirmado haver ouvido falar sobre a doença, não souberam associar corretamente os fatores de risco. O auto-exame da boca era desconhecido para 47,53% da amostra e 78,16% revelaram não saber realizá-lo. Com relação à saúde bucal 53% consideraram boa a sua condição de saúde bucal e 32,86% declararam estar sob tratamento odontológico enquanto 31,04% fazem uso de prótese dentária. A maioria (96%) afirmou ter gostado das atividades, ter aprendido sobre os fatores de risco, adquirido mais conhecimentos, destacaram que passariam a se cuidar mais, que iriam repassar as informações obtidas e que aprenderam o auto-exame.Conclusão: Os resultados demonstram que uma parcela representativa dos servidores e magistrados do TJPE sabem que o câncer pode acometer a boca, entretanto, desconhecem as medidas preventivas e os fatores de risco. Esses achados reforçam a necessidade de ações permanentes do Programa de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca do TJPE, realizando orientação/educação e prevenção visando bem-estar e qualidade de vida aos seus servidores.




PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE DE TRABALHADORES DO TRT 5ª REGIÃO COM FOCO EM ODONTOLOGIA

Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região – Salvador/BA

Calabrich,C.
Sestelo,J.
Souza,M.
Valadares,C.
jose_49990@trt5.jus.br


Esse programa é gerenciado pelo Comitê de Saúde do Trabalhador em linha com as metas do Planejamento Estratégico da instituição e executado pelo Setor de Odontologia do Serviço de Saúde em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social e Setor de Patrimônio. Trata-se de uma ação de promoção de saúde no ambiente de trabalho com foco em saúde bucal e, considerando a maior prevalência de indivíduos com 35 anos ou mais, a abordagem faz ênfase no controle dos fatores determinantes de doença gengival inflamatória. O projeto prevê uma intervenção ambiental nos lavatórios de cada setor visitado, com a instalação de recipientes de uso comum com rolo de fita dental e anti-séptico bucal para permitir e estimular o hábito de higiene oral após as refeições no ambiente de trabalho. Além disso, estão programadas rodas de conversa de 15 minutos em cada setor sobre estratégias efetivas de higiene bucal com distribuição de conjuntos individuais com escova, creme e fita dentais. Serão produzidos cartazes com informação visual sobre as características clínicas da doença gengival inflamatória e sobre higiene oral para fixação em locais estratégicos. Ao longo de um ano, serão visitadas todas as secretarias de varas do trabalho no regional. Os objetivos são: estimular o hábito de higiene oral no ambiente de trabalho através da veiculação de informação de interesse público e de intervenção ambiental, bem como desenvolver no serviço de saúde a postura pro ativa de deslocamento até os postos de trabalho em ações de promoção de saúde. Como linha de base para monitoramento das condições epidemiológicas, será aplicado questionário de auto-avaliação em saúde bucal para composição de série histórica sobre as condições de saúde bucal da população adscrita.




SISTEMA “EMMAS” - SISTEMA DE ESTOQUE EM SAÚDE DO STJ

Superior Tribunal de Justiça – Brasília/DF

Valéria Figueiredo Barcellos

valéria.barcellos@stj.jus.br

Organização Responsável pelo Programa Coordenadoria de Assistência Odontológica, Seção de Odontologia Clínica e a Coordenadoria de Assistência Médica, Seção de Enfermagem, integrantes da Secretaria de Serviços Integrados da Saúde do Superior Tribunal de Justiça, com apoio da Seção de Modelagem do Negócio e Requisito/STI. Resumo do Programa Criação e desenvolvimento de um sistema informatizado com o objetivo de automatizar o controle de estoque de materiais de consumo/ instrumentais médico-odontológico e de medicamentos, adequado a demanda do STJ. Esse sistema auxiliará a controlar e estimar as reais necessidades e quantidades para compra anual de materiais e/ou medicamentos de forma mais rápida, eficiente, eficaz e transparente junto às unidades envolvidas do Tribunal. Implementado em julho de 2011, em funcionamento e os ajustes necessários para melhor adequação são realizados com a área de Informática. Apresentação dos Resultados: O programa tem como metas: automatizar o controle de estoque de materiais de consumo/ instrumentais médico-odontológico e de medicamentos, controlar os prazos de validades dos itens mantidos, estimar as quantidades para aquisição/compras e estoque, interagir com o módulo de gestão de aquisições do Sistema Administra e gerar relatórios diversos;Os resultados ainda não puderam ser aferidos em razão da implantação recente do programa (julho/2011). Impacto do Programa Esse sistema auxiliará a controlar e estimar as reais necessidades e quantidades para compra anual de materiais e/ou medicamentos de forma mais rápida, eficiente, eficaz e transparente junto as unidades envolvidas do Tribunal.

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo