terça-feira, 7 de abril de 2009

Padrão do sono e sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica

Contexto: Distúrbios do sono e sintomas de ansiedade e depressão têm sido vistos no envolvimento da origem e perpetuação da dor crônica.

Objetivo: Avaliação do padrão do sono e da prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica.

Método: Quatrocentos pacientes de dor crônica atendidos consecutivamente na clínica foram investigados usando os seguintes instrumentos a Escala Visual Analógica para a avaliação da dor, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e o Mini-Sleep Questionnaire.

Resultados: A média de idade dos pacientes foi 45,6±11,4 anos. O diagnóstico mais freqüente foi de dor miofascial seguido de dor neuropática. A prevalência de sintomas de ansiedade foi 72,8%, de depressão foi 61,5% e de alteração do sono 93%.

Conclusão: Este estudo revela uma alta prevalência de sintomas de depressão e ansiedade e alterações no padrão do sono em pacientes com dor crônica, justificando a investigação destes distúrbios neste grupo de pacientes.

Palavras-chave: dor crônica; sono; depressão; ansiedade

Padrão do sono e sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica - Arquivos de Neuro-Psiquiatria [online]. 2009, vol. 67, no. 1, pp. 25-28

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo