quarta-feira, 14 de maio de 2008

Artrose na articulação temporo-mandibular. Infiltrações.

Quero descrever um tratamento muito comum nos EUA, que acredito que não é feito aqui no Brasil.

Trata-se da viscossuplementação com agentes substitutos do líquido sinovial.

O profissional faz a infiltração local, com o objetivo, segundo Korolkovas: “de conseguir normalização da fluidez ou viscoelasticidade do líquido sinovial e a ativação do processo de regeneração tecidual da cartilagem articular. Isso resulta no equilíbrio funcional da articulação”.

Na especialidade de ortopedia médica, infiltra-se os derivados do ácido hialurônico. Usa-se no tratamento da dor na osteoartrose do joelho nos pacientes que não respondem a outras terapêuticas. A duração do efeito, segundo seus fabricantes, é de 12 a 36 semanas.

Acho que pelo pequeno volume de líquido sinovial nas cápsulas articulares das ATMs, seria preciso adaptar as seringas, que são calculadas para infiltrações em articulações maiores, como o quadril.

Minha opinião é de que essas infiltrações podem ser muito eficazes para aqueles pacientes mais idosos, com osteoartrose nas ATMs e com prejuízos funcionais.

Não sei de nenhum colega que usa essa técnica aqui no Brasil. Tampouco, sei se há permissão nas leis brasileiras para se fazer tal procedimento.

Se algum colega souber mais, por favor, escreva. Tenho muito interesse.

Outro detalhe: é preciso não confundirmos com as infiltrações feitas com corticóides nas ATMs. Estas são razoavelmente usadas no Brasil. Apesar de nunca ter precisado fazer nos meus pacientes. Profissionais mais experientes costumam usar. P.ex. sais de betametasona (Diprospan).

Há grande aversão dos pacientes por este tratamento, já que ninguém gosta de injeções. Precisamos sempre ponderar e sermos muito claros antes de apelar para estas infiltrações. Geralmente, têm efeito temporário. Como efeito adverso, a pele pode ficar mais clara no local da picada.

Visite também: http://www.osteoartrose.com.br/

3 comentários:

Procuro um namorado disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Odontologia Primex disse...

Infelizmente, às vezes somos obrigados a fazer as tais infiltrações. Não gostamos também, mas dependendo do quadro álgico do paciente, é necessário.
Há dores rebeldes também.

Eu, pessoalmente, detesto as infiltrações.

Dr. André

Anônimo disse...

Ja fiz essas infiltraçoes na atm....nao é nada agradavel doi bastante,vc nao consegue piscar o olho nossa é uma sensaaçao terrivel,mas como tenho dores na atm infelizmente vou ter que fazer mais algumas.... :/

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo