terça-feira, 10 de maio de 2011

Pesquisadores indianos associam doença periodontal severa à anemia

Pesquisadores indianos associam doença periodontal severa à anemia

A defesa química que o corpo produz contra a inflamação prejudicaria o nível de hemoglobina.

Um estudo revelou que a doença periodontal severa pode estar diretamente ligada à anemia. Publicado pelo Journal of Periodontology, (www.joponline.org) o artigo afirma que a patologia bucal causaria a redução das hemoglobinas e células vermelhas, o que provoca a doença sanguínea. O estudo foi proposto pelos cirurgiões-dentistas indianos A. R. Pradeep, Sharma Anuj e Arjun Raju.

De acordo com a pesquisa, um terço das pessoas com periodontite apresenta baixa concentração de hemoglobina, isso acontece porque a defesa química que o corpo produz para sanar a inflamação provoca um resultado negativo no sistema sanguíneo. O porquê dessa reação ainda está sendo avaliado.

Os voluntários do estudo passaram por um tratamento de seis meses para melhorar a saúde bucal e, ao fim do período, o nível de células vermelhas e da metaloproteína havia aumentado.

O estudo ainda apontou que mulheres com periodontite têm maior chance de contrair anemia em comparação aos homens. Dentre dez indivíduos do sexo masculino, três apresentaram a doença. Já entre as mulheres, quatro desenvolveram a patologia.

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo