quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nota de esclarecimento do CROSP

NOTA DE ESCLARECIMENTO

OFERECIMENTO DE PLANOS ODONTOLÓGICOS NAS LOJAS "CASAS BAHIA"

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal responsável pela supervisão da ética profissional, por zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, considerando o anúncio realizado nas lojas "Casas Bahia", oferecendo assistência odontológica – SEGURO MAPFRE AP ODONTO, divulgando valores, prêmios, benefícios, vantagens, gratuidades, tabela comparativa de valor médio de mercado pelo valor praticado pelo plano odontológico, vinculado à SORRISO OPERADORA ODONTOLÓGICA LTDA., ESCLARECE à classe odontológica:

O Art. 24, incisos III e VIII do Código de Ética Odontológica prevê como infração ética, respectivamente: "executar e anunciar trabalho gratuito ou com desconto com finalidade de aliciamento" e "oferecer serviços profissionais como prêmio (...)". Ainda, o Art. 34, incisos I e VII, do mesmo dispositivo legal, dispõe, como infração ética, respectivamente: "anunciar preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal" e "aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamen to da profissão".

Assim sendo, o CROSP ESCLARECE que, por força da Lei 4.324/64, o Código de Ética também deve ser seguido, obrigatoriamente, pelas operadoras, seguradoras, intermediadoras, administradoras de planos de saúde entre outras entidades que exerçam a Odontologia, ainda que de forma indireta, além dos profissionais da odontologia e clínicas odontológicas, razão pela qual as medidas ético-disciplinares estão sendo adotadas em face dos inscritos envolvidos, desde 24/02/2011, quando tomamos conhecimento dos fatos, visando coibir tal conduta, que desprestigia e desvaloriza a profissão, gerando prejuízos à harmonia profissional e ao conceito da Odontologia perante a sociedade, situação que repudiamos como órg&atild e;o fiscalizador e zelador da ética.

Salientamos que, de acordo com o Art. 10, §1º do Código de Processo Ético Odontológico, disponível no site do CROSP e do CFO, na hipótese de denúncia ou representação formal, para que o denunciante atue em eventual processo ético, é obrigatório constar: assinatura e qualificação do denunciante, exposição do fato em suas circunstâncias e demais elementos que possam ser necessários na avaliação da conduta. Os casos de denúncias encaminhadas por email, são acolhidos pelo CROSP, que assume o pólo ativo na ação ética como parte denunciante "de ofício", considerando obrigação legal prevista na Lei 4324/64. Esclarecemos que na presente situação, a exemplo do que adotamos de rotina em situações dessa natureza, o profissi onal denunciante foi comunicado a respeito das medidas adotadas.

O CROSP conta com o apoio de todos na fiscalização da ética e defesa da Odontologia, sendo que denúncias poderão ser encaminhadas para o email fiscalizacao@crosp.org.br ou encaminhadas diretamente à nossa Sede, pelos CORREIOS, para Avenida Paulista, 688 – térreo – CEP 01310-909 – São Paulo, SP, conforme acima descrito.

Um comentário:

Ricardo disse...

Gostaria de vincular a resposta a esse processo administrativo, tendo em vista seu desdobramento equivocado. Grato.

"Prezados,

Tomamos a iniciativa deste contato com o objetivo de expor de maneira aberta, transparente e solidária, a posição da Sorriso quanto a fato recentemente ocorrido envolvendo o nome de nossa empresa.

O episódio mencionado, como é de conhecimento, foi a utilização interna de um cartaz (tipo banner) confeccionado por uma loja de Rede Varejista com suposta comparação de preços de procedimentos odontológicos entre serviços particulares e os que poderiam ser praticados através de plano intermediado por aquela rede de varejo.

Pelo exposto, vimos esclarecer que:

a) Esta Rede Varejista é cliente da Sorriso e importante parceira comercial no projeto "Sorriso Mapfre Odonto", cujo objetivo é levar assistência odontológica de alto nível à população do país, através da oferta direta à sua base de cliente de um plano com a modalidade co-participação;

b) O banner em questão foi feito por iniciativa da própria loja, sem conhecimento/autorização ou anuência da Direção da Rede ou da Sorriso. Tal unidade tentou contribuir para a divulgação maior do benefício;

c) Somos totalmente contrários a qualquer publicação de preços ou formas de pagamento de serviços odontológicos, bem como a ações publicitárias que possam arranhar a imagem da classe. Temos assim conduzido nossas atividades comerciais desde a fundação da empresa até os dias de hoje;

d) Embora o conteúdo do banner dê a entender que praticamos aqueles preços, na realidade isso não acontece. Aqueles são valores referentes apenas à co-participação por procedimento que cabe ao beneficiário, mas desconsidera a maior parte da remuneração feita ao cirurgião-dentista da nossa rede credenciada, que é repassada diretamente pela operadora ao profissional.

Assim, esperamos deixar claro tratar-se de fato ocorrido de modo isolado, sem apoio por parte da Sorriso e que, uma vez tomado conhecimento do assunto, as medidas corretivas foram rapidamente aplicadas e o banner removido.

Desde sua criação, a Sorriso tem se dedicado a não ser apenas mais uma operadora de planos odontológicos no mercado nacional, mas um grupo com a missão sincera de contribuir com a valorização da odontologia brasileira e do profissional cirurgião-dentista através de bom relacionamento com a rede credenciada, remuneração digna e respeito às entidades de classe.

Queremos então nos solidarizar com a classe odontológica, com o Conselho Regional de Odontologia e meios de comunicação especializados, reiterando nosso apreço e respeito às boas práticas clínicas e mercadológicas.

Cordialmente,


Sorriso Operadora Odontológica Ltda.
Ricardo Squillaci - Diretor Operacional"

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo