terça-feira, 4 de maio de 2010

Relação entre halitose fisiológica e bactérias periodontopáticas da língua e do sulco gengival

Pesquisadores japoneses publicaram, recentemente, na Odontology, um estudo em que procuraram determinar a influência do status oral em relação à halitose, a relação existente entre halitose e bactérias periodontopáticas presentes na placa da língua e no sulco gengival, avaliadas em 62 pacientes adultos saudáveis, do ponto de vista periodontal.

Os indicadores de halitose utilizados foram: escore organoléptico; resultados de cromatografia gasosa [total de compostos sulfúricos voláteis (VSCx) = H2S + CH3SH + (CH3)2S]; valores de halimetria; e os resultados de três testes clínicos, o registro de controle de placas (RCP), o índice de placas (IP) e o status do recobrimento lingual.

Correlações significativas com os escores organolépticos foram observadas para RCP, IP, status do recobrimento lingual, quantidades de VSC e valores halimétricos, indicando que a halitose, em indivíduos periodontalmente saudáveis, tendem a se originar de depósitos de placas na língua. Análise da reação em cadeia de polimerase foi utilizada para detecção de seis bactérias periodontopáticas (Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Fusobacterium nucleatum, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermédia, Tannerella forsythensis e Treponema denticola) em placas na língua e subgengivais. Efeitos significativos dos escores organolépticos, situação do recobrimento lingual, quantidades de VSC total, H2S e CH3SH e os valores de halimetria foram observados apenas para T. denticola e F. nucleatum e apenas na placa lingual, não na placa subgengival.

Os pesquisadores concluíram que tratamentos desenvolvidos para inibir o crescimento de Treponema denticola e Fusobacterium nucleatum podem proporcionar tratamentos futuros para halitose.

Uma resenha de The relationship between physiologic halitosis and periodontopathic bacteria of the tongue and gingival sulcus - Odontology; 2010; 98(1):44 – 51

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo