terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Clorexidina alcoólica versus iodopovidona para antissepsia do sítio cirúrgico

Uma vez que a pele do paciente é a principal fonte de patógenos que causam infecção do sítio cirúrgico, a otimização da antissepsia pré-operatória da pele pode diminuir as infecções pós-operatórias. Pesquisadores americanos realizaram um estudo, recentemente publicado na revista New England Journal of Medicine, com a hipótese de que a limpeza pré-operatória da pele com clorexidina alcoólica protege mais contra infecção do que com iodopovidona.

Os adultos submetidos à cirurgia limpa-contaminada em seis hospitais foram randomicamente designados para a preparação pré-operatória da pele com clorexidina alcoólica ou iodopovidona e tinta. O resultado primário foi alguma infecção do sítio cirúrgico dentro de 30 dias após a cirurgia. Os resultados secundários incluíram os tipos de infecções do sítio cirúrgico.

Um total de 849 indivíduos (409 no grupo de clorexidina alcoólica e 440 no grupo de iodopovidona) foi qualificado para a análise por intenção de tratar. A taxa global de infecção do sítio cirúrgico foi significativamente menor no grupo de clorexidina alcoólica do que no grupo de iodopovidona (9,5% vs. 16,1%; p = 0,004; risco relativo: 0,59; intervalo de confiança de 95%: 0,41 a 0,85). A clorexidina alcoólica foi significativamente mais protetora do que a iodopovidona contra infecções incisionais superficiais (4,2% vs. 8,6%; p = 0,008) e infecções incisionais profundas (1% vs. 3%; p = 0,05), mas não contra infecção órgão/espaço (4,4% vs. 4,5%). Resultados semelhantes foram observados na análise por protocolo dos 813 pacientes que permaneceram no estudo durante os 30 dias do período de seguimento. Os eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos de estudo.

Os autores concluíram que a limpeza pré-operatória da pele do paciente com clorexidina alcoólica é superior à limpeza com iodopovidona para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico após cirurgia limpa-contaminada.


Uma resenha de Chlorhexidine–alcohol versus povidone–iodine for surgical-site antisepsis - New England Journal of Medicine; 2010; 363(1): 18-26

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo