segunda-feira, 27 de abril de 2009

40% dos adolescentes já perderam ao menos um dente no Brasi

18/04/2009 - 09h09

FERNANDA BASSETTE

da Folha de S.Paulo


Quase 40% dos adolescentes brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam ao menos um dente e, em 93% dos casos, a perda foi provocada por uma cárie. Os dados são de um estudo realizado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que foi publicado no mês passado na "Revista de Saúde Pública".

O resultado preocupa os especialistas, pois a expectativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o ano 2000 era que 85% dos adolescentes dessa faixa etária tivessem todos os dentes -e o país possui apenas 60% dos jovens nessa condição.

A cárie é uma destruição dos tecidos dentais provocada pela ação das bactérias acumuladas em placas, formadas depois de uma escovação inadequada e pela ingestão de sacarose.

A ação bacteriana provoca a alteração do pH da boca e a perda de minerais dos tecidos dentais (esmalte e dentina). Conforme a perda de minerais aumenta, há mais riscos da cárie chegar até a polpa dos dentes (região dos nervos e vasos sanguíneos). É isso que causa a dor.

A pesquisa da UFSC desmembrou os resultados do levantamento epidemiológico nacional de saúde bucal, realizado pelo Ministério da Saúde em 2003 e considerou apenas as informações dos adolescentes. Ao todo, foi avaliada a saúde bucal de 16.833 jovens de 250 cidades brasileiras.

Segundo Paulo Roberto Barbato, autor do estudo, existem poucos trabalhos brasileiros focados apenas na saúde bucal do adolescente. "Queríamos avaliar como estão os dentes de uma população que já tem o benefício da fluoretação da água e dos cremes dentais. Por isso fizemos o recorte só com os adolescentes", explica.

Entre os jovens que moram em locais não servidos por água fluoretada, a prevalência de perda dentária foi 40% maior do que entre os demais.

Primeiro molar

De acordo com Barbato, autor do estudo, os dentes perdidos com mais frequência pelos adolescentes são os primeiros molares (esquerdo ou direito, superior ou inferior). De acordo com ele, isso acontece porque o primeiro molar é o primeiro dente permanente que nasce e, por isso, fica mais exposto e mais suscetível para desenvolver cáries.

"O primeiro molar não é trocado, como os dentes de leite. Mas, normalmente, os pais não o identificam como dente permanente e acabam não cuidando dele adequadamente. Essa é uma hipótese que ajuda a entender por que os primeiros molares são os dentes que são perdidos com mais freqüência, normalmente em virtude de extrações", avalia Barbato.

Além disso, o estudo mostra que em 2003 os adolescentes tiveram, em média, 6,2 cáries (tratadas ou não), considerando o índice CPOD (dentes cariados, perdidos ou obturados). Em 1986, quando foi feito o primeiro levantamento nacional, os jovens da mesma idade tiveram história de cáries em pelo menos 12 dentes.

"Percebemos que a quantidade de cáries diminuiu, mas a perda dentária continua alta entre os jovens. É preciso mais ações voltadas para esse público", diz o pesquisador.

O dentista Marcelo de Castro Meneghin, vice-diretor da Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professor de saúde pública, diz que os resultados são preocupantes.

De acordo com Meneghin, a média atual de cáries em crianças com até 12 anos é de 2,78. Entre os adolescentes, a média duplicou, ficando em 6,2. Se considerarmos os adultos, a média é de 20,1 dentes cariados, três vezes mais do que os adolescentes. "Isso é uma preocupação, pois você tem um índice de cáries aceitável em crianças e cada vez pior entre os adultos. Os idosos não terão mais dentes", afirma.

Brasil Sorridente

Na opinião de Meneghin, apesar do número alto de perda dentária, a tendência é melhorar a saúde bucal do brasileiro, já que o Ministério da Saúde implantou em 2004 o programa Brasil Sorridente.

"As políticas de saúde bucal sempre foram muito voltadas às crianças, pois os atendimentos odontológicos eram feitos nas escolas. A população adulta era totalmente desassistida pelo SUS. Agora, os adultos têm acesso a água e cremes dentais fluoretados, além do tratamento. Isso terá um reflexo", avalia.

O Ministério da Saúde estima que, em 2008, 58% da população brasileira não teve acesso a escovas de dentes conforme recomendação de especialistas (quatro por ano). O número inclui pessoas que nunca escovam os dentes, as que fazem isso de vez em quando e também aqueles que usam a mesma escova por muito tempo.

Dentro da Política Nacional de Saúde Bucal, o ministério iniciou, em março, a entrega de 40,6 milhões de kits (pasta de dente e escova) para todo o Brasil. Em 2008, foram distribuídos 32 milhões de kits. "Se a escovação dos dentes for feita corretamente, dentro das técnicas, a tendência é diminuir as cáries", avalia Meneghin.

Fonte: Garone Morelli Odontologia - End.: Avenida Paulista, 575 - Fone: (11) 3253.3716

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo