segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dentistas na Inglaterra...

Encontrei essa matéria e depois farei um comentário:

Diante da falta de dentistas os ingleses arracam os próprios dentes


Com a falta de dentistas na Inglaterra, algumas pessoas não hesitam em arracar seus próprios dentes ou em fazer uma limpeza de tártaro com uma chave-de-fenda, segundo um estudo que reavivou a polêmica sobre a situação do sistema público de saúde na Grã-Bretanha.
"Tive que arrancar sozinha quatorze dentes com pinças", afirma uma pessoa consultada. "Eu mesmo arranquei um dente meu. É mais fácil que encontrar um dentista", respondeu uma outra.
"Tapei um dente com resina", admite um paciente, enquanto outro disse ter colado uma coroa com cola extra-forte e um terceiro afirmou ter utilizado uma chave-de-fenda para retirar a placa dentária.
A pesquisa, realizada com 5.212 ingleses, revela que 6% das pessoas consultadas disseram ter sido obrigadas a tratar a si mesmas por não terem conseguido um dentista credenciado ao National Health Service (NHS), o sistema público britânico.
O NHS está em crise e, diante das dificuldades em se conseguir marcar uma consulta com dentistas do setor, vários britânicos optam pelo sistema privado apesar do custo muito mais elevado.

"Tentei encontrar um dentista no sistema público e foi muito difícil. Mas eu tinha que fazer alguma coisa", contou Valerie Halsworth, 64 anos, à rede de televisão GMTV.
Halsworth criou coragem e pegou uma pinça na 'necessaire' de seu marido. A operação foi muito dolorosa, admitiu, "mas uma vez extraído o dente... não tive mais dor".
Depois disso, Halsworth não procura mais um dentista. Ela mesmo arrancou seis outros dentes seus.

O ministro da Saúde, Ben Bradshaw, reconheceu que o fenômeno não é novo. Na história do NHS, a média de pessoas atendidas gratuitamente se manteve sempre em pelo menos 60% da população. Mas atualmente se situa em 56%, informou o ministro.
Bradshaw disse não ver razão alguma para que os pacientes tratem a si mesmos, ressaltando a obrigação do sistema público de saúde de atender aos casos de urgência. Segundo ele, 93% dos pacientes tratados pelo sistema público de saúde de dizem satisfeitos, lembrou.
"Reconheço que encontrar um dentista NHS para algumas pessoas em certas regiões é um problema...", admitiu o ministro à rádio BBC.
O primeiro-ministro Gordon Brown afirmou que seu governo, que fez da renovação do NHS uma de suas prioridades, "se esforça para recrutar mais dentistas".


Já sabia disso. A falta é tão grande que chegam a "importar" dentistas da vizinha Holanda. Geralmente, esses dentistas atravessam o Canal da Mancha e ficam na Inglaterra por dois dias durante a semana.

Além da falta, uma paciente minha se queixou da qualidade. Ela afirma ter feito um tratamento ortodôntica de resultado desastroso. O ortodontista em questão não era inglês, mas sul-africano.

É um problema sério, se considerarmos o porte econômico da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo