domingo, 7 de dezembro de 2008

Fratura radicular transoperatória

Fratura radicular em siso. Isso é grave?
Olá a todos...

Meu nome é R., tenho 26 anos e já há algum tempo tenho tido problemas com os meus dentes siso. Quandoos sisos inferiores saíram totalmente, percebi que eles estavam "empurrando" todos os demais dentes da arcada inferior, provocando o "entortamento", principalmente, dos incisivos.
Diante desse quadro, procurei a dentista do quartel onde trabalho(sou militar) que, após imagens de radiografia, orientou a exodontia(extração) dos dois sisos inferiores e, porconseqüênciaa, dos dois sisos superiores.
Há duas semanas atrás realizei então a extração dos dois sisos do lado direito. Se não fosse a hemorragia que levou quase três dias para passar totalmente, eu diria que o procedimento não mudou em nada na minha rotina, pois não senti dor no pós-cirúrgico e me recuperei perfeitamente após 5 dias.
Hoje, foi o dia planejado para "terminar" definitivamente com o problema para, após isso, procurar o especialista para correção dos dentes incisivos inferiores através de aparelho ortodõntico. Fui até o consultório para realizar a extração dos dois sisos que faltavam(do lado esquerdo). Tudo transcorreu bem na extração do dente superior. Mas as coisas começaram a dar errado na extração do dente 38(inferior esquerdo), pois após quese uma hora, o dente foi extraído PARCIALMENTE. O dentista me disse que o dente 38 encontrava-se "anquilosado", vindo a ocorrer, durante a cirurgia, FRATURA RADICULAR, permanecendo o 1/3 apical da raiz dentro do alvéolo.
O mesmo suturou os locais de extração e disse que, caso eu sentisse dor algum tempo após a retirada dos pontos-marcada para daqui a uma semana- eu deveria procurar um CIRURGIÃO DENTISTA para a retirada da raiz do dente que permaneceu dentro do osso do maxilar.
Prescreveu: AMOXILINA 500mg - 8/8hs por 7 dias; DICLOFENACO DE SÓDIO 50mg - 8/8hs por 5 dias e; DIPIRONA SÓDICA 500mg - 6/6hs por 3 dias ou em caso de dor.

Estou escrevendo essa pergunta após aproximadamente 15 horas do procedimento cirúrgico acima supracitado. Não estou sentindo dor e, diferente da extração anterior, a hemorragia praticamente já não existe mais.
Mas em contra-partida estou extremamente preocupado com o problema ocorrido no dente 38, pois pesquisei alguma coisa na WEB e encontrei informações ou muito vagas ou de caráter extremamente técnico, o que dificulta a minha compreensão e tranquilidade sobre minha situação.
Gostaria de contar com a ajuda de vocês para sanar minhas dúvidas em relação ao ocorrido.

É muito grave?
É comum a complicação desse quadro?
É de difícil tratamento?

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo