quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Anestesia local para dor pós-tonsilectomia: revisão sistemática e meta-análise

Tonsilectomia é um dos procedimentos mais comuns em otorrinolaringologia. Dor é um aspecto significativo da morbidade pós-operatória do paciente. A utilização de anestésico local, por infiltração ou aplicação tópica, foi defendida como uma maneira de se reduzir a dor pós-operatória.

Pesquisadores publicaram, recentemente, no Clinical Otolaryngology, um estudo em que revisaram as evidências atuais para a utilização de anestésico local como uma forma de se reduzir a dor pós-tonsilectomia e reduzir as necessidades de suplementação de analgésicos.

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura pertinente ao uso de agentes anestésicos tópicos para dor pós-tonsilectomia e uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados e controlados avaliando os escores de dor. Foram realizadas pesquisas sistemáticas no MEDLINE (1952-2008), EMBASE (1974-2008) e no Registro Central Cochrane de Ensaios Controlados. Todos os ensaios clínicos randomizados e controlados foram avaliados por dois autores e foram classificados quanto à qualidade.

Treze estudos foram incluídos. Em geral, anestésicos locais, tópicos ou infiltrados, reduzem significativamente os escores de dor, comparados a controles, em 4 – 6 horas: –0,66 (IC95% = –0,82 a –0,50); 20 – 24 horas: –0,34 (IC95% = –0,51 a –0,18) e no quinto dia: –0,97 (IC95% = –1,30 a –0,63) (diferenças médias padronizadas). Estas alterações se aproximaram à redução da dor de 7 a 19 mm em uma escala analógica visual de 0 a 100 mm. A maioria dos estudos não relatou diferença na analgesia suplementar ou em eventos adversos.

Os pesquisadores concluíram que a anestesia local parece proporcionar uma redução modesta da dor pós-tonsilectomia. Anestésicos locais tópicos em swabs parecem proporcionar nível semelhante de analgesia ao obtido com infiltração, sem os efeitos adversos potenciais e deveria ser o método de escolha para proporcionar analgesia pós-operatória adicional.

Uma resenha de Local anaesthetic for post-tonsillectomy pain: a systematic review and meta-analysis - Clinical Otolaryngology 2008;33:411-419


Minha opinião

Fazendo analogia: seria mais ou menos, após uma cirurgia do terceiro molar, usar anestésicos para aliviar a dor pós-operatória. É possível teoricamente, mas quem aplicaria a anestesia?
Sobre aplicar pomada com anestésico tópico, sou totalmente contra. A absorção é muito rápida e quantidades irresponsáveis são tóxicas.

André

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo