quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Rouquidão - texto

A rouquidão ou disfonia é um problema bastante comum na população e, na maioria das vezes, é um problema transitório, associado a infecções da laringe. A rouquidão pode ser classificada como aguda (curta duração) ou crônica (15 dias ou mais).

As causas de rouquidão podem ser divididas em dois grandes grupos:

1. Funcionais
Nesse grupo, a rouquidão é causada pelo próprio uso da voz, não sendo encontrada nenhuma doença das pregas vocais. São dois os mecanismos responsáveis:
• Uso incorreto da voz: pode ocorrer devido à imitação de outros padrões de voz, que não o do próprio indivíduo. Exemplo: Indivíduos que usam intensamente a voz (como os cantores), mas que não tomam os cuidados adequados.
• Inadaptações fônicas: ocorre devido à falta de adaptação do aparelho fonador à produção da fala. Essas inadaptações podem ser anatômicas, como malformações da laringe, o que dificulta a produção dos sons; ou funcionais, como alterações das relações fala/respiração, fala/deglutição.

2. Orgânicas
Ocorre quando há alguma alteração anatômica nas pregas vocais, como:
• Nódulos e pólipos: que podem ser originados do mau uso da voz.
• Cistos: são tumores benignos, que contém líquido no seu interior (são como "bolsas de líquido").
• Edema de Reinke: é o inchaço das pregas vocais que ocorre devido ao tabagismo (fumo). Esse inchaço prejudica a movimentação das pregas vocais e é a principal causa de voz rouca e grave em mulheres fumantes.
• Papilomas: são tumores com aspecto semelhante ao de "couve-flor". Eles causam rouquidão importante.
• Paralisia das pregas vocais: ocorre quando há uma lesão dos nervos que comandam as pregas. Existem várias causas: cardíacas, tumores de outros locais próximos, após cirurgias na região.
Existem outras causas também comuns, como o refluxo gastresofágico (quando há passagem de secreção ácida do estômago para o esôfago, podendo alcançar a laringe e irritar as pregas vocais); gripes e resfriados; após esforço vocal intenso (após shows, jogos de futebol).

Entre os casos de rouquidão aguda, a causa mais comum é a laringite aguda, ou seja, inflamação aguda da mucosa da laringe devido a infecções por vírus ou bactérias. Nesses casos, a rouquidão pode aparecer sozinha ou ser acompanhada de outros sintomas, tais como tosse e coriza ("nariz escorrendo"). Geralmente surge após uma gripe ou resfriado e não requer tratamento, pois desaparece espontaneamente.
Toda pessoa com quadro de rouquidão que persiste por mais de 10-15 dias deve procurar um médico para avaliação detalhada. A maioria das causas agudas (laringite aguda) resolve-se antes de 10 dias, e não requer maiores preocupações. Já a rouquidão crônica, que é duradoura, demanda atenção especial.

Tratamento
O especialista responsável é o otorrinolaringologista e ele é capaz de fazer exames que permitem a visualização das pregas vocais. Com isso, ele consegue identificar a presença de lesões que podem ser responsáveis pela rouquidão. O tratamento vai, então, depender do tipo de causa.
Nos casos funcionais, o principal tratamento é a chamada fonoterapia. O paciente aprende como usar a fala de maneira mais equilibrada e adequada. Isso é conseguido pela realização de exercícios específicos, orientados por um(a) fonoaudiólogo(a).
O tratamento dos nódulos pode ser feito com a fonoterapia, mas em alguns casos é necessária a realização de cirurgia para sua retirada. Os pólipos são retirados com cirurgia, seguida de fonoterapia no pós-operatório. Os cistos recebem o mesmo tratamento dos pólipos. O edema de Reinke é tratado com a interrupção do tabagismo (o que é indicado sempre, para todos os pacientes com rouquidão) e, também, fonoterapia.
Os papilomas são tratados com cirurgia, porém a possibilidade de recidiva é grande. E a paralisia de pregas vocais também é tratada com fonoterapia.

Alguns cuidados para ter uma voz saudável:
• Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
• Consumo moderado de café;
• Não praticar a automedicação. Alguns medicamentos podem agredir a laringe e prejudicar a voz;
• Beba bastante líquido (água e suco de frutas naturais) durante o dia, em temperatura ambiente;
• Evite passar grande parte do tempo em ambientes poluídos ou com ar condicionado;
• Evite gritar e alterar seu padrão de voz.

Autora: Texto próprio
Ana Lívia Siller
Fonoaudióloga

Um comentário:

Nair Castro *Srª Águia* disse...

Olá Dr. André, primeiro gostaria de dizer que gostei muito do seu blog...Muita gente nem sabe o que significa ATM, e o seu blog é ta´mbém uma forma de esclarecer as pessoas a respeito de algo tão complexo.
Eu sou Fisioterapeuta, e moradora do RJ, e por incrível que possa parecer tenho procurado insistentemente pela Internet um curso de Pós Gaduação ness área e não encontro por aqui. Por acaso o senhor conhece alguma Instituição para me informar?
naircp@ibest.com.br
Obrigada e parabéns pelo belo trabalho.

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo