sábado, 11 de outubro de 2008

Dor pós-operatória na cirurgia do terceiro molar

A pedido de meu amigo Dr. Rodrigo Bontempi, repito a longa discussão que tivemos, desde a década de 90, na USP:

Amigos, esse é um assunto que nunca se esgota.

Eu pessoalmente me interesso muito pelas dores pós-operatórias e sempre tento algo para ter uma analgesia verdadeira e completa.

Consigo um bom resultado com a seguinte associação: maleato de flupirtina 100 mg e diclofenaco sódico 50 mg. Com uma dose a cada oito horas, com o paciente tomando ambos os fármacos juntos.

Também é satisfatória a associação do cetoprofeno 50 mg no lugar do diclofenaco. Nesses casos, associamos um analgésico de ação central com um antiinflamatório. Talvez seja o diferencial.

Em 48 horas, geralmente, o paciente já não precisa mais de ambos. Como opção, pode-se continuar com apenas um deles enquanto é necessário. A flupirtina ou o diclofenaco - que é mais barato - por isso uma tendência maior.

Não minha opinião e experiência, o uso de cloridrato de tramadol é caro e necessita de doses maiores que 300 mg diários para se chegar a um controle razoável. Não julgo ser a melhor opção.

A codeína associada com o paracetamol, 30 mg e 500 mg respectivamente, é eficaz quando com um comprimido a cada quatro ou seis horas. Meus pacientes aceitam muito bem também.

Estou aberto a mais opiniões de todos.
Satisfeito agora??? Pode opor sua defesa!

ah ah ah ah ah


André

Um comentário:

Anônimo disse...

Doutor, fiz cirurgia para retirar os 4 sisos, tirei 3 e no 4to (inferior direito) nao foi exitosa a cirurgia o que gerou a nao-extracao de tal dente. Tive alguns problemas depois disso, e hoje fazem 5 dias que nao consigo abrir a boca adequadamente, o que dificulta alimentacao. Estou tomando analgésico e antiinflamatorio e aguardando a cirurgia do ultimo dente. Sobre esse problema na ATM o que posso fazer? quanto vai durar?... Agradeco desde já sua ajuda!

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo