sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tontura, vertigem e labirintite

O que é?
O termo “tontura” é utilizado, genericamente, para representar todas as manifestações de desequilíbrio e está entre os sintomas mais freqüentes em todo o mundo.
Vertigem é um tipo específico de tontura, caracterizando-se por uma sensação de rotação.
Labirintite é uma enfermidade ocorrida raramente e é caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto.

Como é?
A maioria das pessoas usa a palavra “tontura” para descrever a sua perturbação do equilíbrio corporal. Outras descrevem essa perturbação como atordoamento, sensação de “cabeça leve”, entontecimento, estonteamento, impressão de queda, instabilidade, sensação de flutuação, de estar caminhando em cima de um colchão, tonteira ou zonzeira.
A vertigem é o tipo mais freqüente de tontura. O paciente se sente girando no meio ambiente ou sente que o ambiente gira a sua volta. As crises mais fortes de tontura podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos, suor, palidez e sensação de desmaio.
Muitas pessoas com tontura também podem ressaltar outros sintomas, como: ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, zoada, tinido), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental. Isso é devido às inter-relações entre o sistema do equilíbrio com a audição e outras funções do sistema nervoso central.

Labirinto

O que é?
O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica localizado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.
A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
As informações sobre o equilíbrio e a audição chegam ao cérebro por meio dos nervos vestibular e coclear, respectivamente.
Labirintopatias ou Vestibulopatias
As doenças do labirinto são popularmente conhecidas como “labirintites”, denominadas erroneamente, uma vez que infecções ou inflamações do labirinto são de rara ocorrência. Os termos labirintopatias (afecções do ouvido interno ou labirinto) ou vestibulopatias (afecções que acometem qualquer parte do sistema vestibular ou sistema de equilíbrio) são as mais adequadas.
Tontura é doença?

Tontura não é doença, mas, sim, um sintoma que pode surgir em muitas doenças. Tontura é um sinal de alerta de que algo não está bem no organismo.
Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos. O sexo feminino parece ser o mais acometido.

O que causa tontura?
Existem diversas causas de vestibulopatias:
· Traumatismos de cabeça e pescoço;
· Infecções (por bactérias ou vírus);
· Drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranqüilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.);
· Maus hábitos alimentares;
· Tumores;
· Envelhecimento;
· Distúrbios vasculares (arteriosclerose, pressão alta ou baixa);
· Doenças metabólicas;
· Anemia;
· Problemas cervicais;
· Doenças do Sistema Nervoso Central;
· Alergias;
· Distúrbios psiquiátricos.
As doenças que podem acometer os sistemas vestibular e auditivo, causando tonturas com ou sem outros sintomas, como zumbido, surdez, etc. são bastante numerosas. Eis as mais comuns:
· Vertigem postural paroxística benigna (VPPB) - breves e repentinos episódios de vertigem e/ou enjôo aos movimentos da cabeça.
· Doença de Ménière – queixa de crises vertiginosas, diminuição da audição, sensação de pressão no ouvido.
· Neurite vestibular - vertigem aguda, intensa e prolongada, com náuseas e vômitos. Pode ser de origem inflamatória ou infecciosa (viral).
· Doenças do ouvido médio e/ou tuba auditiva - vertigens, zumbido e/ou diminuição da audição podem ser causados por obstrução da tuba auditiva e otite média.
· Cinetose - tonturas, náuseas, eventualmente vômitos, palidez e suor podem ocorrer em veículos em movimento.
· Surdez súbita e vertigem - a perda auditiva, habitualmente, surge em um dos ouvidos e pode ter diferentes causas, como infecções por vírus, traumas cranianos ou acústicos, doenças auto-imunes, vascular, tumores, etc.
· Esclerose Múltipla - vertigem súbita, com ou sem perda da audição, súbita ou não, e/ou zumbido podem ser os sintomas iniciais.

Como o médico faz o diagnóstico?

O conjunto da história clínica, exame físico e a seqüência dos testes auditivos e vestibulares aplicados recebem o nome de Avaliação Otoneurológica.

Como é o tratamento?

A vertigem e outras tonturas são sintomas que costumam ser sensíveis ao tratamento desde que haja coerência com o diagnóstico formulado.
Na maioria dos casos, com auxílio de exames laboratoriais e obtenção de imagens, consegue-se estabelecer a causa da doença e instituir o melhor dos tratamentos para esta causa.

Ana Lívia Siller - Fonoaudióloga
Consultório:
Rua Novo Cancioneiro, 73 - Brooklin
São Paulo - SP
e-mail pra contato: analivia_siller@yahoo.com.br
(11) 3542-5974

2 comentários:

Anônimo disse...

É muito legal saber que profissionais como vocês, tem dado grande importância para as disfunções da ATM no intuito de ajudar pessoas que como eu, sofrem tanto com este problema. Antes de descobrir a causa das terríveis e intermináveis dores de cabeça e da face da qual era vítima, levei mais ou menos uns quatro anos, perigrinando por consultórios de neurologistas, oftalmos, otorrinos e até psiquiatras, pois como os exames estavam sempre "normais", diziam que as minhas dores eram psicológicas. Até surgir um "abençoado" dentista que identificou o problema na ATM e com o início do tratamento, as dores diminuiram consideravelmente, pois há quase 02 anos, tenho usado um aparelho ortodontico fixo, que ajudou a aliviar e muito minhas dores. Parabéns Doutores, continuem a postar comentários sobre o tema e assim esclarecer aqueles que sofrem do problema e ainda não identificaram a causa, para que possam procurar um tratamento especializado e melhorar sua qualidade de vida. Atenciosamente, Alessandra.

Unknown disse...

Tenho problema de DTM, já diagnosticado já sendo tratado a 3 ou 4 anos, por final só precisava usar a placa para dormir, por muito tempo não vinha sentido mais dores nenhuma, agora coloquei aparelho fixo ortodôntico faz um mês e meio, sem precisar usar a placa, pois com o aparelho não dá, só que a uma semana e meia venho sentindo tudo novamente, tenho dor de cabeça diária, ouvido, nuca e tenho sentido muita "tonteira" e enjoo, gostaria de saber se tem alguma relação com fato de o aparelho mexer com a arcada dentária?

Eliane Santos - 43 anos
Barra da Tijuca - RJ

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo