segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Debate com Dra. Angela Della Gatta

Olá Dr. André, Meu nome é Angela Della Gatta, sou sua colega de profissão e por acaso li alguns comentários seus em um blog sobre o uso de enxaguatório, mais especificamente sobre os Óleos Essenciais (Listerine). .
Curiosamente eu pesquiso bastante nesta área, (inclusive lhe encaminho algumas publicações pertinentes neste e-mail) e tenho experiências diferentes do que citou, pois o enxaguatório como sabemos, tem sua indicação como complementação da ação mecânica de higiene, e não como fator isolado. Quando indicado como 3° passo em uma higiene correta (adicionando a escova e fio dentário), produz benefícios claros ao paciente por ser bacterecida e bacteriostático tendo ação anti-placa e anti-gengivite.
Veja estudos anexos.
Se desejar trocar mais informações estou à disposição.
Um abraço.

Angela Della Gatta

------
A minha história com o Listerine começou em 95, acho.
Lembro que lançaram em um congresso aqui em SP e nós, estudantes na época, ganhamos muitas amostras. Achei o gosto maravilhoso, porém forte.
Quando me formei, trabalhei em um clínica enorme. Lá atendíamos muitos convênios e eu fazia a parte de perio. Não dava para tratar muita coisa complexa, mas fazíamos o básico.
Naquela época, além do tratamento clínico, indicava o Listerine para ajudar na gengivite. Observei ao longo dos meses. Não via grande diferença.
Resolvi trocar pelo Periogard, que nos trouxe mais resultados. Além disso, passei a ficar meio com bronca da J & J, pois o atendimento ao profissional estava decaindo. Não ganhávamos mais brindes ou amostras.
Acho que foi mais ou menos assim, fiquei com bronca do Listerine e da J & J.

André

-----

Oi André,

O lançamento de Listerine no Brasil aconteceu em 1988, e de fato trouxe uma inovação sobre a refrescância proporcionada por enxaguatórios, pois tem como princípio ativo Óleos Essencias que tem sua eficácia reconhecida por mais de 130 estudos publicados.
Quanto a CLX (clorexidina) sabemos que é considerada o padrão golden da Odontologia, também por ter inúmeros estudos e relatos de caso demostrando sua eficácia, mas sabemos que a CLX não pode ser indicada para uso diário e tem suas indicações precisas. Ai está a diferença entre estes dois enxaguatórios, que segundo estudos publicados no Journal Clin. Periodontology a eficácia dos OEs é clinicamente comparável à CLX no controle da placa e da gengivite.

Atualmente vc é visitado pela J&J?

Obrigada pela resposta e um abraço,

Angela

Nenhum comentário:

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo