domingo, 4 de maio de 2008

Sobre as placas oclusais para o bruxismo

Como funcionam? Quais são os seus objetivos?

Antes de tudo, as placas podem ser moldadas em acrílico ou em silicone. São indicadas para quem range os dentes durante dia ou à noite. Também valem para quem sofre dor constante na ATM, sem bruxismo, casos em que chamamos de "apertamento dentário" (termo não científico, porém mais ilustrativo).

As placas de acrílico são as mais resistentes e obtemos melhores resultados nos tratamentos. Em contrapartida, as placas de silicone são as mais confortáveis.

Muitos casos clínicos se mostram assim: pacientes que perderam alguns dentes têm suas linhas oclusais modificadas, havendo apoio, por exemplo, apenas sobre os caninos. Ou seja, quando o paciente morde, apenas os caninos têm contato entre o arco superior e inferior. Os demais dentes ficam livres, sem contatos com os seus antagonistas.

Com o passar do tempo, o excesso de carga oclusal (de mordida) causa danos ao periodonto destes caninos.

Em outras palavras, a idéia da placa é criar um contato completo entre todos os dentes existentes, para uma melhor distribuição das forças mastigatórias.

Casos mais graves, como por exemplo, quando o paciente morde apenas do lado esquerdo, devemos reabilitar a mordida com uma placa de acrílico, com o objetivo de morder do lado esquerdo e direito simultaneamente.

A maior queixa dos pacientes que usam a placa é o desconforto. Isso os leva ao abandono do tratamento. A fonação também é bem prejudicada para quem deve usá-las durante o dia.

Na minha opinião, as placas são ótimas ferramentas, mas realmente não é fácil conseguirmos a adesão do paciente ao tratamento. Eu as indico somente em casos mais graves.

Não as considero para a primeira escolha em um tratamento.

Espero que a nossa explicação tenha sido simples e enriquecedora.

Obrigado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. André sinto alguns barulhos como vc diz no comentário acima, desde que comecei a ouvir esses barulhos tenho muita dor e passei a tomar voltaren, estou me sentindo melhor apesar das crepitações aumentarem, tomei a atitude correta ? o que fazer para melhorar ? Grato

Odontologia Primex disse...

Bom dia.
Não tome o medicamento por conta própria. No caso do Voltaren, haverá um certo alívio sim.
Como não sabemos do que se trata ainda, o correto seria procurar um profissional para diagnóstico.
Precisamos saber do que estamos falando antes de tudo.
Qualquer coisa, escreva em meu e-mail: andreamaralribeiro@hotmail.com
Até mais.

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo