quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pesquisas com células-tronco

Acabei de ler na Folha. Esse debate sobre as pesquisas das células-tronco está mesmo fervendo.

De qualquer forma, torço para que os ministros do Supremo as aprovem sem nenhuma restrição. Vai ser difícil, pois acabou de sair um voto contra, do Ministro Direito.

Tenho uma amigona que luta pela causa, Selma Rodeguero. Esse é o site da Fundação Selma: http://www.fund-selma.org.br/

Vamos esperar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u406255.shtml

2 comentários:

Odontologia Primex disse...

Com o placar praticamente definido a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias, o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para hoje a decisão final sobre a constitucionalidade do artigo 5º da Lei de Biossegurança. O julgamento, retomado ontem, foi suspenso com um empate em quatro votos a quatro. Apesar desse empate técnico, os ministros já consideram a disputa definida: o Supremo deve liberar as pesquisas do jeito que prevê a Lei de Biossegurança.

PUBLICIDADE

De um lado, pela liberação das pesquisas como definido na Lei de Biossegurança, ficaram os ministros Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie. Do outro, pela liberação das pesquisas, desde que cumprida uma série de restrições, estão Carlos Alberto Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso e Eros Grau.

A posição da ministra Cármen Lúcia era a única dúvida entre os ministros. Ao votar pela liberação dos estudos, acabou o suspense. Além disso, dois ministros que só falarão ao final do julgamento já adiantaram suas posições: Celso de Mello e Marco Aurélio votarão pela liberação das pesquisas.

Com isso, a maioria dos ministros já terá declarado voto em favor da liberação das pesquisas. O placar final, portanto, deverá mesmo ficar em 6 a 5, com um possível voto do ministro Gilmar Mendes na linha defendida por Direito. Esse resultado acabará com um embate que começou antes mesmo de a lei ser aprovada pelo Congresso, em 2005, e que colocou, de um lado, cientistas e pacientes que defendiam a permissão dos estudos, e de outro, grupos religiosos, que condenavam a destruição do embrião. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Odontologia Primex disse...

STF: placar atual libera pesquisas, mas pode mudar
Com o voto do ministro Marco Aurélio Mello a favor da constitucionalidade da lei de Biossegurança sem restrições, sobe para seis o total de votos favoráveis à liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias, mas este placar ainda pode ser alterado até o final da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a assessoria de imprensa do STF, os ministros têm o direito de alterar voto antes da conclusão do julgamento. O placar de seis votos é o mínimo necessário para a aprovação, já que o STF é composto por 11 ministros. Faltam ainda os votos dos ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes.

Além de Marco Aurélio, votaram a favor da constitucionalidade das pesquisas sem restrições Carlos Ayres Britto, Ellen Gracie, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Cezar Peluso. Outros três ministros votaram pela liberação das pesquisas, mas com restrições: Carlos Alberto Menezes Direito, Ricardo Lewandowski e Eros Grau. No início da sessão de hoje, que foi retomada da sessão iniciada ontem, o ministro Cezar Peluso esclareceu que seu voto foi interpretado incorretamente como favorável às pesquisas, mas com ressalvas. Segundo Peluso, ele não impôs nenhuma restrição às pesquisas.

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo