domingo, 1 de junho de 2014

Artroscopia beneficia milhões de brasileiros que sofrem de ATM

A Artroscopia, técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada por ortopedistas, se tornou uma grande aliada dos Cirurgiões-Dentistas. O procedimento é utilizado para corrigir disfunções na ATM (Articulação Temporomandibular) que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Segundo o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Gabriel Pastore, a técnica está chegando ao Brasil de forma mais acessível. “Os instrumentos podem ser adquiridos de fornecedores diferentes, a custos menores e, com isso, já está disseminado em vários estados do País”, afirma.

O procedimento é coberto pelos planos de saúde, ou seja, mais de 70 milhões de brasileiros podem se beneficiar da técnica, que é mais segura do que a cirurgia convencional. “As cirurgias duram de 30 a 40 minutos, provocam menos sangramento e têm um pós-operatório muito mais simples, com menor tempo de internação. Além disso, a resposta ao tratamento é mais rápida”, revela Pastore.

Gabriel explica que cerca de 5 a 10% das pessoas que sofrem de disfunção da ATM recebem a indicação de tratamento cirúrgico convencional. Os outros 90% são tratados de forma conservadora, por meio de placas ou fisioterapia. Mas pelo menos a metade não responde adequadamente ao tratamento. “Alguns pacientes que fazem tratamento conservador têm bons resultados, mas outros voltam a ter dor e desconforto entre três e quatro meses depois. Em muitos casos, o paciente apresenta melhora significativa, mas não conseguimos eliminar uma inflamação crônica ou um comprometimento de cartilagem, por exemplo. A artroscopia é a alternativa ideal para esses casos”, explica. “É possível melhorar o quadro inflamatório da articulação e eliminar a causa. Diminui o quadro doloroso e depois pode fazer o tratamento conservador de uma forma mais efetiva do que era no passado”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Doc Press

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo