quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CRS Oeste promove curso sobre SUS para recepcionar novos trabalhadores da saúde

Curso, ministrado pela Escola Municipal de Saúde, está na 16ª edição


O curso, que tem como objetivo alinhar as expectativas do novo funcionário e da CRS Oeste por meio da educação, será ministrado a 18 profissionais de saúde
Por Cristiane Guterres
A integração de um novo funcionário começa na sua recepção. Apresentá-lo a seus direitos e deveres, orientá-lo quanto aos resultados esperados com o seu trabalho e sobre a estruturação da unidade podem ser exemplos de ações capazes de interferir, de maneira positiva, em seu desenvolvimento. Pensando nisso, a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste), por meio da Escola Municipal de Saúde – Regional Oeste (EMSR Oeste) - está recebendo os novos servidores com um curso de boas vindas, na próxima terça-feira (27/01). A primeira turma do ano realizou a atividade em meados de janeiro.
O curso, que tem como objetivo alinhar as expectativas do novo funcionário e da CRS Oeste por meio da educação, será ministrado a 18 profissionais de saúde entre fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e dentistas que foram aprovados no último concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Intitulado “Bem-vindo ao SUS”, foi elaborado pela ESMR Oeste e está na sua 16ª edição. O curso já levou centenas de profissionais de saúde, de diversos níveis educacionais, cargos e segmentos que atuam na CRSO a refletir sobre o trabalho em saúde. “Nossa missão é tentar não deixar ninguém pra trás, mostrar o que o SUS espera deles e saber por que eles tomaram esta decisão de entrar na saúde pública. Queremos que eles possam ir para a prática sabendo a magnitude do SUS e que eles possam olhar para o território”, afirmou Márcia Aoki profissional da equipe técnica da EMRS Oeste.
A turma da 16ª edição é a primeira formada somente por servidores que acabaram de ingressar na Secretaria Municipal de Saúde. O curso foi desenhado exclusivamente para ingressantes. Entre seus preceitos está a consideração às diferentes formações acadêmicas de cada aluno e às diversas atividades presentes no processo de trabalho de cada um.
Programa
O conteúdo programático foi pré-elaborado, mas as aulas são construídas no dia-a-dia, considerando as experiências e o conhecimento de cada aluno. Em dez encontros diários, os novos servidores recebem informações sobre a origem do SUS e seus princípios doutrinários, sobre o trabalho em equipe, as características, riscos e vulnerabilidades da população da região Oeste, as possibilidades de evolução na carreira pública, legislação pertinente aos direitos e deveres dos servidores municipais. “Nós queremos que eles saiam daqui instrumentalizados” disse Rosalía Manicardi, da equipe técnica da EMRS Oeste.

No final das atividades, os alunos tiveram um encontro com profissionais das unidades que os receberão. Ouviram relatos dos serviços prestados por cada uma delas e conheceram futuros colegas de trabalho. “O curso superou as minhas expectativas. Eu acho que a Escola vai conduzindo o curso de uma forma que vai te chamando pra responsabilidade. Eu saio com uma expectativa de um comprometimento maior. Saber que tem instâncias superiores que compartilham da mesma visão transformadora de um atendimento de qualidade e de respeito vem ao encontro dos meus valores e aos valores da minha formação” contou Milena Oshiro Yaonamine, Terapeuta Ocupacional que atuará no Centro Especializado em Reabilitação Peri Peri.
O “Bem-vindo ao SUS” é mais uma das ações da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da CRS Oeste, que atua como um instrumento estratégico para o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos trabalhadores da região.

Dor na ATM - Google Groups

Grupos do Google
Participe do grupo Dor na ATM
E-mail:
Visitar este grupo